Representando a representatividade

identidade e gênero no teatro brasileiro contemporâneo

Autores

  • Urbano Lemos Jr. Universidade Anhembi Morumbi
  • Vicente Gosciola Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p98-107

Resumo

Nota-se, atualmente, um aumento significativo na quantidade de personagens transgêneros em filmes, séries e novelas. No entanto, essas representações são, quase sempre, entregues a atores cisgêneros. Renata Carvalho, atriz trans que estrela a peça O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu, enceta um manifesto contra essa prática. Para ela, a ideia é promover uma reflexão, fazer com que atores cisgêneros entendam a causa e não aceitem papéis que poderiam ser representados por artistas transgêneros.

Palavras-chave: Abjeto, Censura, Entrevista, Inclusão, Transgênero.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Urbano Lemos Jr., Universidade Anhembi Morumbi

    Doutorando em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente desenvolve pesquisa sobre identidade cultural, digitalização de patrimônios imateriais e documentários transmídia.

  • Vicente Gosciola, Universidade Anhembi Morumbi

    Pós-doutor pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Diretor do projeto @juleitacapuleto que por meio da adaptação transmídia da peça Romeu e Julieta, de William Shakeaspeare, reconta a história com personagens transgêneros.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Representando a representatividade: identidade e gênero no teatro brasileiro contemporâneo. (2018). Revista Aspas, 8(1), 98-107. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v8i1p98-107