Dramaturgia em processo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v5i2p29-40

Palavras-chave:

Dramaturgia, materiais, processo criador, registro

Resumo

Este trabalho reflete sobre o panorama atual da dramaturgia contemporânea brasileira no que tange à crescente prática do ator autônomo no processo de criação. Para isso, utilizam-se como proposta três bases para a composição dramatúrgica, independentemente da forma ou linguagem escolhida pelo grupo de artistas: a escolha dos materiais, o processo criador inacabado e a dramaturgia do ator. A pesquisa reflete, ainda, sobre dois estilos de registro dramatúrgico: o registro do processo criador e o registro textual ou corpóreo das partituras compostas. Todos os apontamentos servem de suporte e reflexão para o caráter inacabado ou em constante processo da dramaturgia atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Monzon, Universidade Estadual de Campinas
    Mestra em artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atriz e arte-educadora.

Referências

BARBA, E. Um amuleto feito de memória. Revista do LUME, Campinas, n. 1, 1998.

______. Queimar a casa: origens de um diretor. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BRECHT, B. Estudos sobre teatro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

BONFITTO, M. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2006.

FÉRAL, J. A fabricação do teatro: questões e paradoxos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Editora da UFRGS, v. 3, n. 2, p. 566-581, 2013.

FERNANDES, S. Apontamentos sobre o texto teatral contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v. 1, p. 69-80, 2001.

MARINIS, M. de. Drammaturgia Dell’Attore. Coleção teatro eurasiano, n. 3, Bologna: I Quaderni del Battello Ebbro, 1996.

MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MONZON, A. C. B. Dramaturgia do ator: vivências, experiências e construção de sentido a partir de diferentes materiais. 2015. 138 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, 2015.

RYNGAERT, J. P. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2007.

Downloads

Publicado

2015-12-31