O épico, o perspectivismo, a miscigenação e a malandragem nas fricções entre o artista-pesquisador e o pesquisador-artista

Autores

  • Luiz Eduardo Frin Instituto de Arte e Ciência e Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p112-125

Palavras-chave:

Épico, Perspectivismo, Miscigenação, Malandragem, Ensaio como forma.

Resumo

Neste trabalho, apresento resumidamente elementos da minha tese de doutorado Épica, em perspectiva, miscigenada e malandra: mergulhos em processos criativos da Cia. Livre e da Cia. Teatro Balagan trazem à tona forma de produção do sujeito teatro de grupo paulistano, em que defendi que a forma de produção desenvolvida pelo sujeito histórico teatro de grupo paulistano é predominantemente épica e comporta elementos fundantes do denominado povo brasileiro: a miscigenação, o perspectivismo e a malandragem. Além disso, relato neste artigo algumas fricções ocorridas no processo de pesquisa, concernentes às relações estabelecidas entre o sujeito pesquisador e o objeto de pesquisa, fricções estas que foram determinantes para a forma final ensaística do trabalho.

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Biografia do Autor

  • Luiz Eduardo Frin, Instituto de Arte e Ciência e Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo

    Doutorado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ator, cantor, diretor de teatro e dramaturgo. Professor do curso profissionalizante do Indac (Instituto de Arte e Ciência) – Escola de Atores (São Paulo/SP) e da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo (Santos/SP).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

O épico, o perspectivismo, a miscigenação e a malandragem nas fricções entre o artista-pesquisador e o pesquisador-artista. (2017). Revista Aspas, 7(2), 112-125. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v7i2p112-125