Educação básica, Biblioteca e Espírito científico: circunstâncias e oportunidades

Autores

  • Eliane Fioravante Garcez Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106557

Palavras-chave:

Educação Básica, Desenvolvimento científico, Pesquisa Escolar, Biblioteca, Currículo

Resumo

Discorre sobre a escola e os reflexos das mudanças sociais nela e a partir dela. Aborda a questão da re-produção do conhecimento e sua repercussão no social. Sucintamente, apresenta dados sobre a avaliação do ensino brasileiro através do Censo Escolar de 2010 e do Relatório Pisa/OECD de 2009, estreitando a relação entre a Política Nacional de Educação e as perspectivas de desenvolvimento do país. Trata sobre a questão da pesquisa científica, a partir do seu nascedouro, a escola de Educação Básica. A prática de trabalhos-cópia tem revelado sério problema nesse ensino, que repercute nos demais níveis educacionais. Vislumbra a possibilidade de uma reorganização curricular onde o aluno tenha oportunidade de exercitar-se autor. Essa premissa atende as perspectivas da construção do conhecimento, do desenvolvimento da autonomia, e de se avançar em ciência e em tecnologia. Garantir recursos, pessoas qualificadas e um currículo que ilumine o caminho transcorrido pelo aluno durante as etapas da pesquisa escolar são entendidos como prioritários na construção do espírito científico a partir da Educação Básica.  Aborda a necessidade da ampliação de número de escolas com bibliotecas e laboratórios de ciências (química, física, biologia e matemática), e de profissionais qualificados para melhor orientar os alunos no uso desses recursos na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Fioravante Garcez, Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Downloads

Publicado

2012-05-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação básica, Biblioteca e Espírito científico: circunstâncias e oportunidades. (2012). Biblioteca Escolar Em Revista, 1(1), 42-60. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106557