A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
  • Andreia Santos Ribeiro Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia da Bahia-IFBAHIA.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106561

Palavras-chave:

Mediação da informação. Biblioteca escolar. Mediação explícita. Mediação implícita.

Resumo

Apresenta como objetivo investigar as perspectivas de aplicação da mediação da informação no âmbito da biblioteca escolar contemplando a realidade pedagógica, organizacional e dos serviços desenvolvidos, a partir da mediação implícita e explícita apresentada por Almeida Júnior (2009). Partindo dessas percepções o presente estudo estabelece perspectivas de mediação da informação na biblioteca escolar, objetivando contemplar a realidade pedagógica da mediação a luz de teóricos como Piaget (1978), Vygotsky (1998) e Freire (1978), organizacional com Vergueiro (1989) e dos serviços desenvolvidos nas bibliotecas escolares com Figueiredo (1996). Evidencia que a mediação da informação contribui para a biblioteca escolar como uma atribuição pedagógica e também em outros aspectos convergentes e/ou divergentes. Conclui que a mediação da informação na biblioteca escolar é um importante instrumento para a prática pedagógica, tanto no contexto implícito (sinalização, formação e desenvolvimento do acervo e organização/representação da informação), quanto no contexto explícito (mediação para leitura, pesquisa e serviços de referência, informação utilitária, além do uso das tecnologias digitais).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
    Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Doutorando em Ciência da Informação pela UFBA. Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Coordenador do Projeto Modelo de Biblioteca Escolar (PMBE). Coordenador do Projeto de Monitoria em Estudo de Usuários e Metodologia da Pesquisa (EUMEP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade social e cultural, identidade da Biblioteconomia brasileira e aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Trabalha ainda com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Tem atuado no ensino e pesquisa com projetos, disciplinas, palestras e cursos no contexto da ciência e metodologia da pesquisa. Apresenta também estudos e reflexões sobre usuários da informação.
  • Andreia Santos Ribeiro Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia da Bahia-IFBAHIA.
    Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia (2006) com Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro de Pós Graduação das Faculdades Integradas Olga Mettig (2007), Mestranda do Programa de pós graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia da Bahia-IFBAHIA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteca Pública e escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: ação cultural e bibliotecas públicas.

Downloads

Publicado

2013-01-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. (2013). Biblioteca Escolar Em Revista, 1(2), 1-30. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2012.106561