Os livros entre as cores e a conscientização de professores para o uso da biblioteca escolar

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Secretária Municipal de Teresina (PI)
  • Ana Caroline Viana Costa Universidade Federal do Piauí.
  • Gisele Sousa Lobão Damasceno Secretaria Municipal de Educação de Teresina(PI)
  • Isaias Geovane Lima Secretaria Municipal de Educação de Piripiri (PI)
  • Iva de Carvalho da Silva Secretaria Estadual de Educação do Piauí
  • Patrícia Viana Cardoso Secretaria Municipal de Educação de Teresina
  • Renata Chaves de Oliveira Universidade Federal do Piauí.
  • Theodolina Beserra Torres Universidade Federal do Piauí
  • Willian Lamartins Amorim da Silva Secretaria Municipal de Educação de Teresina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106587

Palavras-chave:

Classificação em Cores, Biblioteca Escolar, Atividades no contexto da biblioteca Escolar.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Especialização em Supervisão Educacional da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), para promover a utilização da biblioteca escolar de uma unidade educacional da rede estadual no município de Teresina (PI). Em um diagnóstico constatou-se que a biblioteca da escola não efetiva as suas finalidades e objetivos. A motivação para tal, segundo os discursos proferidos pela gestora e supervisora decorre da ausência de um profissional no espaço da biblioteca escolar. Nosso projeto interventivo foi desenvolvido com o intuito de desmitificar esta concepção a partir da conscientização dos docentes e de toda a equipe pedagógica da escola a partir de atividades que permitissem uma reflexão sobre a importância deste espaço e principalmente a partir da organização mediante a classificação em cores que possibilita a organização e usabilidade do acervo de forma prática, sem necessariamente ter uma pessoa para viabilizar o empréstimo das obras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Veras de Andrade, Secretária Municipal de Teresina (PI)
    Especialista em Supervisão Educacional. Pedagogo com habilitação em Gestão Educacional. Bacharel em Biblioteconomia. Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. No campo da Educação prioriza desenvolver pesquisas sobre temáticas relativas à dimensão subjetiva da educação.
  • Ana Caroline Viana Costa, Universidade Federal do Piauí.
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí  (UESPI).
  • Gisele Sousa Lobão Damasceno, Secretaria Municipal de Educação de Teresina(PI)
    Graduada em Licenciatura Plena em História (UFPI). Especialista em Supervisão Educacional e Professora da rede municipal de Teresina (PI).
  • Isaias Geovane Lima, Secretaria Municipal de Educação de Piripiri (PI)
    Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística (UFPI), Especialista em Supervisão Educacional (UESPI) e Professor da rede municipal de Piripiri (PI).
  • Iva de Carvalho da Silva, Secretaria Estadual de Educação do Piauí
    Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística (UFPI), Especialista em Supervisão Educacional (UESPI) e Professora da rede estadual do Piauí (SEDUC-PI).
  • Patrícia Viana Cardoso, Secretaria Municipal de Educação de Teresina
    Professora das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), Licenciada em Normal Superior pelo Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF) e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
  • Renata Chaves de Oliveira, Universidade Federal do Piauí.
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Professora da rede particular de Teresina(PI).
  • Theodolina Beserra Torres, Universidade Federal do Piauí
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí  (UESPI).
  • Willian Lamartins Amorim da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Teresina
    Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Especialista em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Downloads

Publicado

2013-08-01

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

Os livros entre as cores e a conscientização de professores para o uso da biblioteca escolar. (2013). Biblioteca Escolar Em Revista, 2(1), 69-88. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2013.106587