Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor

Autores

  • Juliana Alves Moreira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106597

Palavras-chave:

Leitura, Formação do Leitor, Bibliotecário, Práticas Educativas

Resumo

Apresenta resultado de levantamento, feito na base de Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar - LIBES do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar - GEBE da ECI/UFMG, sobre as práticas de promoção de leitura empreendidas nas bibliotecas escolares, especificamente, por bibliotecários, profissionais estes muito recentemente incluídos no contexto escolar e que convivem com a necessidade de mediar informação e leitura. Apresenta e analisa: período das publicações, autoria, a localidade dos autores e os veículos de publicação utilizados. Constata diferentes acepções de conceitos, terminologias e objetivos do trabalho com a leitura, refletidos, por exemplo, na inconsistência terminológica entre promover o hábito ou o gosto pela leitura. A partir do suporte oferecido por este mapeamento sobre como as práticas de promoção de leitura foram concebidas e realizadas ao longo do tempo, reflete sobre a importância do papel do bibliotecário como mediador na promoção da leitura e propõe a expressão “práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor”, sendo essas práticas entendidas como definidoras e estruturantes de uma atuação profissional que congrega necessariamente dimensões político-pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Alves Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.

Mestranda em Ciência da InformaçãoBibliotecária da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.

Professora Doutora do departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Como Citar

Moreira, J. A., & Sirihal Duarte, A. B. (2014). Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor. Biblioteca Escolar Em Revista, 2(2), 27-44. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106597

Edição

Seção

Artigos