Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106597Palavras-chave:
Leitura, Formação do Leitor, Bibliotecário, Práticas EducativasResumo
Apresenta resultado de levantamento, feito na base de Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar - LIBES do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar - GEBE da ECI/UFMG, sobre as práticas de promoção de leitura empreendidas nas bibliotecas escolares, especificamente, por bibliotecários, profissionais estes muito recentemente incluídos no contexto escolar e que convivem com a necessidade de mediar informação e leitura. Apresenta e analisa: período das publicações, autoria, a localidade dos autores e os veículos de publicação utilizados. Constata diferentes acepções de conceitos, terminologias e objetivos do trabalho com a leitura, refletidos, por exemplo, na inconsistência terminológica entre promover o hábito ou o gosto pela leitura. A partir do suporte oferecido por este mapeamento sobre como as práticas de promoção de leitura foram concebidas e realizadas ao longo do tempo, reflete sobre a importância do papel do bibliotecário como mediador na promoção da leitura e propõe a expressão “práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor”, sendo essas práticas entendidas como definidoras e estruturantes de uma atuação profissional que congrega necessariamente dimensões político-pedagógicas.Downloads
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Publicado
2014-03-13
Como Citar
Moreira, J. A., & Sirihal Duarte, A. B. (2014). Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor. Biblioteca Escolar Em Revista, 2(2), 27-44. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106597
Edição
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Artigos
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