Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor

Autores

  • Juliana Alves Moreira Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106597

Palavras-chave:

Leitura, Formação do Leitor, Bibliotecário, Práticas Educativas

Resumo

Apresenta resultado de levantamento, feito na base de Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar - LIBES do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar - GEBE da ECI/UFMG, sobre as práticas de promoção de leitura empreendidas nas bibliotecas escolares, especificamente, por bibliotecários, profissionais estes muito recentemente incluídos no contexto escolar e que convivem com a necessidade de mediar informação e leitura. Apresenta e analisa: período das publicações, autoria, a localidade dos autores e os veículos de publicação utilizados. Constata diferentes acepções de conceitos, terminologias e objetivos do trabalho com a leitura, refletidos, por exemplo, na inconsistência terminológica entre promover o hábito ou o gosto pela leitura. A partir do suporte oferecido por este mapeamento sobre como as práticas de promoção de leitura foram concebidas e realizadas ao longo do tempo, reflete sobre a importância do papel do bibliotecário como mediador na promoção da leitura e propõe a expressão “práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor”, sendo essas práticas entendidas como definidoras e estruturantes de uma atuação profissional que congrega necessariamente dimensões político-pedagógicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Alves Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.
    Mestranda em Ciência da InformaçãoBibliotecária da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação.
    Professora Doutora do departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Downloads

Publicado

2014-03-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Práticas educativas bibliotecárias de formação de leitor. (2014). Biblioteca Escolar Em Revista, 2(2), 27-44. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106597