Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106602Palavras-chave:
Biblioteca Escolar, Escola Professora Alda Rodrigues Neiva, Classificação em Cores, Atividades Pedagógicas em Bibliotecas Escolares.Resumo
Relata-se uma intervenção no contexto de uma biblioteca escolar de uma escola municipal de Teresina (PI) que teve o intuito de torná-la um espaço de ação ativa. No percurso interventivo a análise teve como parâmetros os aspectos: arquitetônicos que no decorrer do processo foi denominado de organizacional, biblioteconômicos e pedagógico. Destes apenas o primeiro se mostrou satisfatório para o desenvolvimento de atividades fins do ambiente do qual discutimos. O segundo pela ausência de um profissional no espaço apresentou fragilidade na recuperação da informação devido à inexistência de um sistema de classificação e sinalização. O pedagógico a nosso ver é o que mais inviabilizava o desenvolvimento de atividades, uma vez que a biblioteca nesse sentido não se configurava articulada com o projeto educacional da instituição em análise. Com a intervenção os aspectos mencionados foram reconfigurados e ações nesse sentido foram sugeridas, no entanto não estaremos certo dos resultados, pois para consolidar estes a escola precisa concretizar as ações pensadas e descritas no relato. A dúvida restará, no entanto, demos o passo inicial delineando estratégias para ressignificar um ambiente estático como demonstrado no diagnóstico, tranformando-o em um espaço atrativo para as crianças a partir da classificação em cores e uma nova reconfiguração espacial do ambiente. Dessa forma, esperamos que o processo interventivo contribua para a melhoria educacional da escola na medida em que possibilitamos condições mínimas para a formação de leitores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-09-29
Como Citar
Andrade, L. V. de, & Machado, M. de O. (2014). Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico. Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 19-37. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106602
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao encaminhar textos à Biblioteca Escolar em Revista o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.