Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico

Autores

  • Lucas Veras de Andrade
  • Michel de Oliveira Machado Prefeitura de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106602

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Escola Professora Alda Rodrigues Neiva, Classificação em Cores, Atividades Pedagógicas em Bibliotecas Escolares.

Resumo

Relata-se uma intervenção no contexto de uma biblioteca escolar de uma escola municipal de Teresina (PI) que teve o intuito de torná-la um espaço de ação ativa. No percurso interventivo a análise teve como parâmetros os aspectos: arquitetônicos que no decorrer do processo foi denominado de organizacional, biblioteconômicos e pedagógico. Destes apenas o primeiro se mostrou satisfatório para o desenvolvimento de atividades fins do ambiente do qual discutimos. O segundo pela ausência de um profissional no espaço apresentou fragilidade na recuperação da informação devido à inexistência de um sistema de classificação e sinalização. O pedagógico a nosso ver é o que mais inviabilizava o desenvolvimento de atividades, uma vez que a biblioteca nesse sentido não se configurava articulada com o projeto educacional da instituição em análise. Com a intervenção os aspectos mencionados foram reconfigurados e ações nesse sentido foram sugeridas, no entanto não estaremos certo dos resultados, pois para consolidar estes a escola precisa concretizar as ações pensadas e descritas no relato. A dúvida restará, no entanto, demos o passo inicial delineando estratégias para ressignificar um ambiente estático como demonstrado no diagnóstico, tranformando-o em um espaço atrativo para as crianças a partir da classificação em cores e uma nova reconfiguração espacial do ambiente. Dessa forma, esperamos que o processo interventivo contribua para a melhoria educacional da escola na medida em que possibilitamos condições mínimas para a formação de leitores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Veras de Andrade
    Licenciado em Pedagogia. Bacharel em Biblioteconomia. Especialista em Supervisão Educacional. Docente da rede Municipal de Teresina – PI, Brasil.
  • Michel de Oliveira Machado, Prefeitura de São Paulo.
    Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Prefeitura de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma intervenção pedagógica no contexto de uma biblioteca escolar: delineando caminhos para transformar um ambiente estático em espaço dinâmico. (2014). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 19-37. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106602