As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências

Autores

  • Melissa Pedroso Fusatto
  • Márcia Regina Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP/USP).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106604

Palavras-chave:

Biblioteca infantil. Formação do Leitor, Bibliotecário, Competências

Resumo

Este trabalho buscou identificar o perfil do bibliotecário que atua em bibliotecas infantis no que se refere à formação do leitor. Para alcançar este objetivo foram levantadas as atividades direcionadas ao público infantil, disponíveis em sites de 19 bibliotecas brasileiras e norte-americanas. Além disso, foram realizadas entrevistas com cinco profissionais que atuam e/ou atuaram no desenvolvimento de ações voltadas ao público infantil. O resultado do levantamento de dados e das entrevistas foi comparado à literatura científica da área, tornando possível a construção de um quadro contendo qualidades consideradas imprescindíveis para atuação do bibliotecário no processo de formação do leitor. A análise das atividades executadas em bibliotecas brasileiras e norte-americanas permitiu também uma percepção sobre o foco das ações desenvolvidas nos dois países: enquanto nos Estados Unidos da América as bibliotecas desenvolvem atividades voltadas à formação educacional das crianças, ou seja, ao apoio à escola. No Brasil o foco dessas ações é a formação cultural e as atividades que ainda buscam consolidar o papel da Biblioteca na sociedade.


Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Melissa Pedroso Fusatto
    Bacharel em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação
  • Márcia Regina Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP/USP).
    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente do curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP/USP.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. (2014). Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 51-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106604