As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106604Palavras-chave:
Biblioteca infantil. Formação do Leitor, Bibliotecário, CompetênciasResumo
Este trabalho buscou identificar o perfil do bibliotecário que atua em bibliotecas infantis no que se refere à formação do leitor. Para alcançar este objetivo foram levantadas as atividades direcionadas ao público infantil, disponíveis em sites de 19 bibliotecas brasileiras e norte-americanas. Além disso, foram realizadas entrevistas com cinco profissionais que atuam e/ou atuaram no desenvolvimento de ações voltadas ao público infantil. O resultado do levantamento de dados e das entrevistas foi comparado à literatura científica da área, tornando possível a construção de um quadro contendo qualidades consideradas imprescindíveis para atuação do bibliotecário no processo de formação do leitor. A análise das atividades executadas em bibliotecas brasileiras e norte-americanas permitiu também uma percepção sobre o foco das ações desenvolvidas nos dois países: enquanto nos Estados Unidos da América as bibliotecas desenvolvem atividades voltadas à formação educacional das crianças, ou seja, ao apoio à escola. No Brasil o foco dessas ações é a formação cultural e as atividades que ainda buscam consolidar o papel da Biblioteca na sociedade.Downloads
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Publicado
2014-09-29
Como Citar
Fusatto, M. P., & Silva, M. R. (2014). As bibliotecas infantis e os bibliotecários: afinando competências. Biblioteca Escolar Em Revista, 3(1), 51-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2014.106604
Edição
Seção
Artigos
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