O audiovisual como fonte de informação na escola: desafios para a media literacy

  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências.
  • Helen de Castro Silva Casarin Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências.
Palavras-chave: media literacy, competência midiática, leitura audiovisual, fontes de informação

Resumo

O objetivo deste artigo é explanar sobre as produções audiovisuais como fontes de informação e pesquisa nas bibliotecas escolares e recurso didático nas escolas. O texto discorre sobre a leitura audiovisual procedente tanto de mídias já conhecidas, como as mais tradicionais, e também discute brevemente fenômenos atuais que ocorrem com o audiovisual na internet. Ainda apresenta conceitos-chaves para o trabalho com a media literacy e a competência midiática, que dão bases para a leitura crítica de textos audiovisuais midiáticos. Discute-se também a necessidade de abandonar a visão de que as mídias audiovisuais estão corrompendo as mídias impressas, e que a televisão e o cinema, assim como a internet, são uma ameaça para o ambiente escolar. Fala-se da importância de reformular o papel da biblioteca, que precisa admitir outros meios de acesso à informação e agregá-los de forma mais consistente em seu ambiente. Espera-se, com este trabalho, que o professor possa ir além do uso ilustrativo da imagem e do audiovisual, que geralmente é o mais recorrente em sala de aula quando se utilizam esses meios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências.
Doutoranda do Programa em Ciência da Informação da Unesp/campus Marília. Mestre em Comunicação, Informação e Educação em Televisão Digital pela Unesp, campus de Bauru. Possui formação em jornalismo pela Universidade Sagrado Coração (USC).
Helen de Castro Silva Casarin, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências.
Livre docente pela Unesp, doutora em Letras e mestre em Ensino na Educação Brasileira pela mesma Universidade.  Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação da Unesp/campus de Marília.
Publicado
2015-04-08
Como Citar
Cerigatto, M., & Casarin, H. (2015). O audiovisual como fonte de informação na escola: desafios para a media literacy. Biblioteca Escolar Em Revista, 3(2), 31-52. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106609
Seção
Artigos