A abordagem histórica na produção acadêmica brasileira sobre biblioteca escolar (2001-2012)

Autores

  • Franciele Ruiz Pasquim Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.107975

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Produção acadêmica, História da Educação

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história da biblioteca escolar no Brasil, focaliza-se, neste artigo, a abordagem histórica na produção acadêmica sobre o tema. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica e desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, elaborou-se um instrumento de pesquisa, no qual estão reunidas referências de textos sobre biblioteca escolar. A partir da análise da produção acadêmica sobre biblioteca escolar, entre os anos de 2001 e 2012, constatou-se que, ainda são escassas as pesquisas históricas sobre esse tema, dado a sua relevância na atualidade, em especial nas políticas públicas de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciele Ruiz Pasquim, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutoranda em Educação (Bolsa CAPES), pela Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), sob a orientação da Profª. Drª. Maria do Rosário Longo Mortatti. Mestre em Educação (Bolsa FAPESP) pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Integrante do GPHELLB- Grupo de pesquisa "História do Ensino de Leitura e Escrita no Brasil". 

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

Pasquim, F. R. (2016). A abordagem histórica na produção acadêmica brasileira sobre biblioteca escolar (2001-2012). Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.107975

Edição

Seção

Artigos