Mediação da informação e mediação pedagógica na pesquisa escolar

Autores

  • Edson Silva Ferreira
  • João Arlindo dos Santos Neto Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108111

Palavras-chave:

Mediação da informação, Mediação pedagógica, Pesquisa escolar, Biblioteca escolar

Resumo

Apresenta conceitos e definições sobre mediação da informação e mediação pedagógica, a partir de um referencial teórico. Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre a mediação da informação e a mediação pedagógica na biblioteca escolar. A pesquisa buscou analisar como ocorrem essas mediações com os alunos do ensino médio. Seu desenvolvimento foi por meio da pesquisa básica e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. Foi aplicado um questionário aos alunos e aos professores de uma escola estadual no interior do Paraná. Acredita-se que professor e bibliotecário, em igual nível de importância, podem contribuir com a pesquisa escolar dos alunos. Revela que estes profissionais apesar de terem consciência de que o trabalho em conjunto contribui de forma significativa para o ensino e educação, ainda deixam a desejar. Conclui que apesar do discurso existente entre os profissionais e o presente na literatura sobre a importância de mediação e o trabalho em conjunto na biblioteca escolar e, especificamente, na pesquisa escolar, ainda não é o que acontece na maioria dos espaços.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edson Silva Ferreira
    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina.
  • João Arlindo dos Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina - UEL
    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-08-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mediação da informação e mediação pedagógica na pesquisa escolar. (2016). Biblioteca Escolar Em Revista, 5(1), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.108111