A condição docente do bibliotecário escolar na educação básica

Autores

  • Eduardo Valadares da Silva Prefeitura Municipal de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
  • Silvana Ventorim Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.110277

Palavras-chave:

Bibliotecário escolar. Trabalhador docente. Condição docente.

Resumo

Este artigo tematiza a função do bibliotecário escolar no contexto do debate sobre o trabalho e a condição docente por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa. Tem como objetivo analisar como o bibliotecário escolar, compreendido como um trabalhador docente que atua na educação básica, desempenha diferentes atividades educativas com repercussão no processo de formação dos estudantes. A principal fundamentação teórica é fruto da pesquisa “Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, realizada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais. Constata-se, conclusivamente, que os bibliotecários escolares pouco participam das discussões relativas ao projeto político-pedagógico das escolas em que atuam, ainda que estas reconheçam sua importância no processo de desenvolvimento e formação dos estudantes por eles atendidos, o que demanda uma ressignificação da atuação desses profissionais no espaço escolar e das perspectivas teóricas que a norteiam.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Valadares da Silva, Prefeitura Municipal de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região

    Graduado em Biblioteconomia pela UFES, mestre em Educação pela UFES, Delegado do Conselho Regional de Biblioteconomia no ES e bibliotecário escolar na Prefeitura Municipal de Vitória-ES

  • Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo
    Professora Adjunta  do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro de Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional.

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Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A condição docente do bibliotecário escolar na educação básica. (2016). Biblioteca Escolar Em Revista, 4(2), 94-108. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.110277