Guided inquiry e construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar

Autores

  • Maria L Amorim Antunes
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.112156

Palavras-chave:

Construtivismo, Pesquisa escolar, Guided inquiry, Biblioteca escolar.

Resumo

Em uma realidade cada vez mais caracterizada pela presença da tecnologia, muito se tem refletido sobre os rumos da educação e da biblioteca escolar. Como existe uma estreita vinculação da biblioteca à instituição em que está inserida e hoje a realidade das escolas e de suas bibliotecas opera especificamente na lógica dos nativos digitais, este artigo se propõe a discorrer sobre novos parâmetros de educação, ensino e pesquisa em um contexto educativo pautado pela Internet, dentro da lógica construtivista. Para tanto, descreve-se as peculiaridades de uma instituição privada de ensino de Belo Horizonte (MG), investigada através de métodos etnometodológicos com técnicas de observação e entrevistas, e confronta-se o comportamento informacional de seus alunos com as contribuições de Carol Kuhlthau. Reflete-se sobre a viabilidade de novas propostas de prática bibliotecária e métodos de aprendizagem. Conclui-se que em tempos em que se fala do caráter pedagógico da biblioteca e do bibliotecário-educador as pesquisas se mostram dirigidas cada vez mais para modelos de competência informacional.

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Biografia do Autor

Maria L Amorim Antunes

Mestra em Ciência da Informação. Escola de Ciência da Informação UFMG

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Escola de Ciência da Informação. Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação, ECI UFMG. Professora associada da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2016-08-25

Como Citar

Amorim Antunes, M. L., & Sirihal Duarte, A. B. (2016). Guided inquiry e construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar Em Revista, 5(1), 19-35. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.112156

Edição

Seção

Artigos