Guided inquiry e construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.112156Palavras-chave:
Construtivismo, Pesquisa escolar, Guided inquiry, Biblioteca escolar.Resumo
Em uma realidade cada vez mais caracterizada pela presença da tecnologia, muito se tem refletido sobre os rumos da educação e da biblioteca escolar. Como existe uma estreita vinculação da biblioteca à instituição em que está inserida e hoje a realidade das escolas e de suas bibliotecas opera especificamente na lógica dos nativos digitais, este artigo se propõe a discorrer sobre novos parâmetros de educação, ensino e pesquisa em um contexto educativo pautado pela Internet, dentro da lógica construtivista. Para tanto, descreve-se as peculiaridades de uma instituição privada de ensino de Belo Horizonte (MG), investigada através de métodos etnometodológicos com técnicas de observação e entrevistas, e confronta-se o comportamento informacional de seus alunos com as contribuições de Carol Kuhlthau. Reflete-se sobre a viabilidade de novas propostas de prática bibliotecária e métodos de aprendizagem. Conclui-se que em tempos em que se fala do caráter pedagógico da biblioteca e do bibliotecário-educador as pesquisas se mostram dirigidas cada vez mais para modelos de competência informacional.Downloads
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Publicado
2016-08-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Guided inquiry e construtivismo: novos métodos de aprendizagem e a biblioteca escolar. (2016). Biblioteca Escolar Em Revista, 5(1), 19-35. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.112156