Vlogs e o incentivo à formação de leitores

Autores

  • Rosemari Pereira dos Santos Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Rovilson José da Silva Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.132613

Palavras-chave:

Modos de leitura, Vlogs, Mediação, Biblioteca escolar

Resumo

Esta pesquisa, de natureza teórica, realiza uma breve retrospectiva histórica dos modos de leitura e, nesse contexto, destaca o movimento transmidiático, como tendência que o conteúdo on-line tem seguido, e os vlogs como importantes e democráticos veículos de comunicação da atualidade. Caracteriza o público alvo dos vlogs, que é constituído, predominantemente, por adolescentes que nasceram na era cibernética e não conseguem imaginar um mundo sem a convergência midiática e a internet. Defende a aplicação do vlog como instrumento de incentivo à literatura e apresenta propostas de utilização dele pela biblioteca escolar.

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Biografia do Autor

  • Rosemari Pereira dos Santos Alves, Universidade Estadual de Londrina
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina

    Doutorado Sanduíche em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Marília e Universidade Autônoma de Barcelona/ Espanha. Pós -doutorado em Ciência da Informação (UNESP/Marília). Professor Adjunto do Departamento de Educação/Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2018-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vlogs e o incentivo à formação de leitores. (2018). Biblioteca Escolar Em Revista, 6(1), 43-63. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.132613