Subsídios para esclarecimento do conceito de livro paradidático

Autores

  • Bernadete Santos Campello Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Valadares da Silva Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.143430

Palavras-chave:

Livro paradidático, Biblioteca escolar, Mercado editorial

Resumo

O termo livro paradidático, criado no âmbito da indústria editorial brasileira, se confunde com outros, como livro informativo e obra complementar. O presente trabalho tem como objetivo compreender o conceito, buscando esclarecer controvérsias que cercam sua identidade. Metodologicamente, este estudo se deu em dois momentos: no primeiro analisou-se o uso do termo pelo mercado editorial, utilizando-se uma amostra de sites de dezessete editoras. No segundo, foi realizado um estudo bibliográfico que permitiu entender como os textos acadêmicos e alguns documentos de política pública percebem o termo. Os resultados mostraram que fatores comerciais e pedagógicos contribuíram para a produção de paradidáticos, e também que existe uma imprecisão no uso do termo tanto pelas editoras como nos textos acadêmicos. No meio editorial e nos documentos de políticas públicas, o termo vem perdendo força, embora a prática de complementação do livro didático por professores continue sendo objeto de estudos no meio acadêmico, que ainda adota o termo paradidático.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernadete Santos Campello, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG; Professora titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais– UFMG.
  • Eduardo Valadares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Ciência da Informação

    Professor Assistente na Universidade Federal de Minas Geais, Membro do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar/UFMG, Graduado em Biblioteconomia pela UFES, Mestre em Educação pela UFES e Doutorando em Ciência da Informação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2018-10-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Subsídios para esclarecimento do conceito de livro paradidático. (2018). Biblioteca Escolar Em Revista, 6(1), 64-80. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.143430