A Biblioteca Pública entre a heterotopia e utopia

Autores

  • Daniele Achilles Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Hugo da Costa Bernardo UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.151815

Palavras-chave:

Biblioteconomia; Biblioteca Pública. Heterotopia; Utopia

Resumo

O presente trabalho tem como objeto a biblioteca pública, compreendida como instituição social, cultural e de memória. A partir da leitura de que, enquanto continua a distância entre a literatura do campo e da realidade sobre a qual ela se sustenta, este aparato institucional se mantém em crise, propomos uma releitura de suas bases conceituais. A investigação se classifica como teórica porque articula aspectos constitutivos da definição biblioteca pública, tais como sua missão, valor e funções, com suas potencias e poderes, colocando em questionamento conceitos correntes, a valorização comum e a utilidade efetiva dessa instituição. Para realizar tal recorrido, se optou por investigar o conceito “heterotopia” apresentado por Foucault (2013) em sua conferência homônima, para atualizar a noção de biblioteca como um espaço heterotópico, “espaço outro”, e defender a noção de biblioteca pública a partir dessa perspectiva. O uso desse aparato conceitual nos fornece ferramentas necessárias tanto para analisar a experiência da biblioteca pública, como para evidenciar a diferença entre a perspectiva utópica (e de “corpos utópicos”) e a perspectiva heterotópica tomada sobre essa instituição, como também para contribuir para a atualização da literatura acadêmica em Biblioteconomia Pública.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006) e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Atuou como bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bibliotecária - UFRJ (2009-2010). Professora do Departamento de Estudos e Processos biblioteconômicos (DEPB-UNIRIO). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Biblioteca Pública entre a heterotopia e utopia. (2018). Biblioteca Escolar Em Revista, 6(2), 11-27. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.151815