Nativos digitais e seus olhares para a imagem da biblioteca escolar

a visibilidade do bibliotecário como mediador da informação na rede municipal de educação de Vila Velha, ES, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.164891

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Mediação da informação, Nativos digitais, Usuários da biblioteca, Profissional da informação

Resumo

Objetivo: analisar a relação de conectividade dos nativos digitais com a biblioteca escolar da rede municipal de educação Umef Dr Tuffy Nader (Barra do Jucu, Vila Velha, ES – Brasil) tendo o bibliotecário como mediador atuante nesse espaço. Com o intuito (finalidade) de adequar seu funcionamento a estes alunos nascidos na era digital.

Método: utiliza-se para análise desse estudo além de uma fase exploratória e descritiva de investigação, no qual será utilizada a abordagem qualitativa, uma pesquisa etnográfica – e traz como instrumento de coleta de dados, a técnica de entrevistas em profundidade – com os nativos digitais na biblioteca escolar da rede municipal de ensino de Vila Velha.

Resultado: evidencia que a biblioteca se faz presente no contexto escolar como de grande importância para os nativos digitais, e o bibliotecário mediador pode assumir também a função pedagógica e preparar esses alunos nascidos na era digital para uma Sociedade de Informação, esta imersa em tecnologias digitais cada vez mais novas.

Conclusões: Conhecer os nativos digitais, esses alunos que as escolas têm recebido, nascidos com a chegada das tecnologias digitais e que, desenvolveram uma nova relação com o conhecimento, apresenta-se de suma relevância para a ciência da informação, e o bibliotecário atuante nesse cenário necessita assumir uma função socializante, sendo a ponte mediadora para que esses alunos busque a informação e a encontre de uma forma dinâmica e prazerosa. Percebe-se também que muitos nativos digitais assimilaram uma maior preocupação quanto ao imobiliário do que com a própria tecnologia, haja vista que nem todos os alunos nascidos na era digital possuem de fato acesso a tecnologias.

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Biografia do Autor

  • Sandra Maria Souza de Carvalho, Prefeitura Municipal de Vila Velha

    Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Vila Velha, ES, Brasil.

    MBA em Biblioteconomia pela Faculdade Alfa América – ALFAMÉRICA, Brasil.

  • Taiguara Villela Aldabalde, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília – UnB, Brasil.

    Professor adjunto na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Brasil.

  • Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo

    Especialista Educação Científica pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

    Pesquisador. Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – UFES, Brasil.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nativos digitais e seus olhares para a imagem da biblioteca escolar: a visibilidade do bibliotecário como mediador da informação na rede municipal de educação de Vila Velha, ES, Brasil. (2020). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(1), 1-23. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.164891