Capitu, Lucíola e Isaura

uma releitura feminista da literatura brasileira do século XIX

Autores

  • João Santos da Silva Júnior Universidade Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.169324

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Mulheres, Movimentos feministas

Resumo

O presente trabalho tem caráter analítico das obras de Machado de Assis “ Dom Casmurro”, Bernardo Guimarães “A escrava Isaura” e José de Alencar com “ Lucíola”. O texto discorre acerca da construção feminina dentro da literatura brasileira do século XIX, buscando elencar as performances que trazem a traves da criação das personagens tendência de revolução da mulher dentro da sociedade tendo como base a imaginação com uma intrínseca relação com a realidade. Nesse sentido questiona-se o feminismo presente nas personagens femininas das obras, possuidoras de anseios e perspectivas. Com um aporte teórico construindo as relações entre a literatura e os movimentos feministas surgidos no século XVIII na França, e posteriormente a criação da literatura romântica no Brasil na terceira década do século XIX. Na segunda parte é feita uma análise de cada obra buscando em cada personagem o protagonismo frente a crítica social, subvertendo-se as imposições do século e da sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Santos da Silva Júnior, Universidade Paulista

    Pós-graduado lato sensu em: Matemática, Português, Docência do ensino superior pela Universidade Candido Mendes – UCAM e Formação e Gestão em tutoria EaD pela Universidade Paulista - UNIP, Brasil.

    Professor da educação básica no fundamental II. Tutor de apoio presencial da Universidade Paulista – UNIP, polo de Caldeirão Grande – BA, Brasil.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinicius Honesko. Chapecó: Argos, 2009.

ALENCAR, Jose de. Lucíola. São Paulo: Moderna, 1993.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

BARTHES, Ronald. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BARTHES, Ronald. A morte do autor. In: BARTHES, Ronald. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. [s.l.]: Nova Fronteira, 1949. v. 1 e 2.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos: estética – literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. v. 3.

GUIMARÃES, Bernardo. A escrava Isaura: São Paulo: Moderna. 1994.

ZAPPONE. M. H. Y.; WIELEWICKI, V H. G. Afinal o que é literatura?. In: BONNICI, T; ZOLIN, L. O. (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2003. p. 19-29.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Capitu, Lucíola e Isaura: uma releitura feminista da literatura brasileira do século XIX. (2020). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(1), 43-56. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2020.169324