A biblioteca escolar como agente potencializador do processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.178594

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Ensino-aprendizagem, Biblioteca - Instrumento pedagógico, Bibliotecário, Educador

Resumo

A biblioteca escolar é de suma importância no contexto educacional, embora nem sempre, ao longo de sua história, tenha sido reconhecida como tal. Considerando que ela desempenha, hoje, um papel que vai muito além de um espaço para promoção de leitura, este artigo objetiva compreender a importância da biblioteca escolar como um instrumento no processo de ensino-aprendizagem, a fim de identificar a relevância do apoio da coordenação pedagógica e dos professores para esse processo, bem como empregar atividades facilitadoras que possam colaborar para tornar essa teoria uma possível realidade. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualititativa, revisão bibliográfica e relato de experiência em uma instituição particular do ensino básico, pertencente a uma rede educacional, localizada no norte do estado do Paraná. Os resultados apontaram que o trabalho interdisciplinar é imprescindível para uma melhor prestação de serviços para a comunidade escolar, bem como a participação ativa e cooperativa do bibliotecário, da coordenação e do corpo docente faz deles os principais agentes potencializadores do processo de ensino-aprendizagem, quebrando paradigmas e criando um conceito diferente de biblioteca escolar, tanto para o corpo discente quanto para o docente.

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Biografia do Autor

  • Barbara Lipinski, Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil.

  • Poliana Fragatti Cristovam, Universidade Estadual de Londrina

    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A biblioteca escolar como agente potencializador do processo ensino-aprendizagem. (2021). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 61-81. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.178594