O bibliotecário em pauta na prática de contar histórias: uma atividade educativa incentivada nas bibliotecas escolares da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.181532

Palavras-chave:

Mediação de leitura e informação, Contador de histórias, Bibliotecário escolar, História de vida, Formação do leitor

Resumo

O ato de contar histórias acompanha a humanidade desde os primórdios e, essa trajetória impõe e vem estruturando novos âmbitos de atuação. Assim, o objetivo do estudo é analisar e compreender o ato de contar histórias na trajetória profissional de alguns bibliotecários escolares que atuam no Ensino Fundamental na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, Brasil (RMGV-ES). A articulação metodológica baseia-se no método da História de Vida e, retoma as narrativas profissionais e as examina numa abordagem sócio-interacionista. O resultado situa que a contação de histórias é uma manifestação que entrelaça a imaginação e a criação; e tal arte se apoiando muitas vezes em uma subjetividade transformadora que faz com que se mantenha viva e disseminada a memória comunicativa e cultural. Em síntese, na via da ação cultural, o ato de contar histórias reconstruí e ressignifica a conjuntura das práticas leitoras e, em geral, os entrevistados assinalam que o curso de graduação não os prepara para a realização dessas atividades. Nesse painel, sugerem os profissionais que o ato de contar histórias deve ser incluído no currículo dos cursos de biblioteconomia. Assim, a biblioteca escolar tem a incumbência de ser um orbe de conhecimento, flexibilidade cultural, exercício da cidadania e locus creationis – para múltiplas trocas e intervenções literárias. A conclusão situa que a ação de contar histórias traz significado e valor para o processo ensino-aprendizagem na educação, principalmente para alunos do ensino fundamental. Frisa-se que a biblioteca escolar e o bibliotecário, com a contação de histórias, auxiliam o desenvolvimento educacional e social do discente, estimulando o mundo da imaginação e o despertar de novos leitores.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo

    Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Bacharelado em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e Aperfeiçoamento em Educação Científica: Educação não formal em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é discente do Curso de Administração (Ufes) e da pós-graduando em Matemática Financeira e Estatística; atua no ramo da Consultoria Informacional, com foco em normalização, estruturação e revisão de projetos e pesquisas acadêmico-científicas; ministra aulas sobre metodologia científica; e é pesquisador atuante no ramo da Educação a distância, Educação não formal em Ciência e Tecnologia, Normalização de Trabalhos Científicos e na Produção & Avaliação de Materiais didático-pedagógicos.

  • Sandra Maria Souza de Carvalho, Prefeitura de Domingos Martins, ES, Brasil.

    Servidora Municipal da Prefeitura de Domingos Martins, ES, Brasil.

    MBA em Biblioteconomia pela Faculdade Alfa América – ALFAMÉRICA, SP, Brasil.

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O bibliotecário em pauta na prática de contar histórias: uma atividade educativa incentivada nas bibliotecas escolares da Grande Vitória, Espírito Santo, Brasil. (2021). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 17-41. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.181532