Bibliotecas universitárias: uso de estratégias comunicacionais de combate à desinformação no contexto da pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184172

Palavras-chave:

Bibliotecas universitárias, Desinformação, Estratégias comunicacionais

Resumo

O advento da “sociedade informacional” (CASTELLS, 1999) surge dedicando espaço à informação. Embora tão relevante para essa sociedade, o extenso volume de informações veiculadas por meio das mídias sociais favorece a disseminação de informações falsas. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde declarou que a pandemia Covid-19* gerou uma infodemia, fenômeno que agrava ainda mais a atual crise de saúde pública. Pensando nisso, este artigo objetiva analisar como as bibliotecas universitárias podem contribuir para controlar a desinformação, através do uso de estratégias comunicacionais. Para tanto, como procedimento metodológico realizou-se uma revisão bibliográfica relacionando os tópicos:  sociedade informacional e seus desafios como “pós-verdade” (DELFINO et al., 2019) e infodemia, desinformação e formação da opinião pública, bem como um mapeamento nos sites e mídias sociais de algumas bibliotecas universitárias, no período de paralisação das atividades presenciais. Como resultado, verificamos que a pós-verdade se tornou uma consequência de uma sociedade, dita ‘informacional’, mas que não sabe usar a informação apropriadamente. Além disso, compreendeu-se que a desinformação é uma estratégia de manipulação da opinião pública, visto que interfere na capacidade dos indivíduos de interpretar e avaliar a informação. Depreendeu-se que as bibliotecas estudadas têm utilizado eficazmente estratégias comunicacionais como a publicação de conteúdos informativos nas mídias sociais, que auxiliam os usuários na avaliação crítica das informações recebidas. Conclui-se que as bibliotecas universitárias, como mediadoras dos processos de interação e relacionamento do usuário com a informação, desempenham um importante papel no combate à desinformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristiane Dornelles Vidarte, Universidade Federal de Santa Maria/RS

    Formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (EAD) pela Universidade Cândido Mendes. Atua como assistente em Administração na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

  • Shana Catiusca Dornelles Vidarte Velasco, Universidade Federal de Santa Maria/RS

    Formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em Gestão de Pessoas e Marketing pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestra do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em História da FURG. Atua como Bibliotecária da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

ALMEIDA, Alex Serrano de. As bibliotecas universitárias no combate à infodemia. RevIU. Revista Informação & Universidade, v. 2, p. 1-19, 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/35/31. Acesso em: 09 fev. 2021.

BUENO, Wilson da Costa (Org.). Estratégias de comunicação para as mídias sociais. In: Estratégias de comunicação nas mídias sociais. Barueri, SP: Manole, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788520447437/. Acesso em: 28 fev. 2021.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, v. 1. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CEZAR, K. G.; SUAIDEN, E. J. O impacto da sociedade da informação no processo de desenvolvimento. Informação & Sociedade: Estudos, v. 27, n. 3, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/34305/18967. Acesso em: 09 fev. 2021.

CIPRIANI, Fábio. Estratégia em mídias sociais. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

COUTANT, Alexandre. As fake news são sintoma de quê? Fake News e Saúde, p. 15-29, 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/42586/2/Fake%20news %20e%20sa%C3%BAde.pdf#page=8. Acesso em: 09 fev. 2021.

DELFINO, S. S.; PINHO NETO, J. A. S. de; SOUSA, M. R. F. de. Desafios da sociedade da informação na recuperação e uso de informações em ambientes digitais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, p. e019036, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8655973. Acesso em: 10 fev. 2021.

FARIAS, Luiz Alberto; CARDOSO, Ivelise de Almeida; NASSAR, Paulo. Opinião Pública: Revoluções Digitais na Era da Pós-Verdade. In: (FARIAS, Luiz Alberto; LEMOS, Else; REBECHI, Claudia Nociolini). Opinião Pública, Comunicação e Organizações Convergências e Perspectivas Contemporâneas. São Paulo: Abrapcorp, 2020. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producaoacademica/ 002995853.pdf. Acesso em: 09 fev. 2021.

GÓMEZ, A.I.P. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. E-book (18 p.). Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290246/. Acesso em: 10 fev. 2021.

GOULART, Andrea Heloiza; MUÑOZ, Ivette Kafure. Desinformação e pós-verdade no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo das práticas informacionais no Facebook. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5397-e5397, 2020. Disponível em: http://revista.ibict.br/ liinc/article/view/5397/5125. Acesso em: 10 fev. 2021.

KERN, Lucas Martins. A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavírus. RevIU. Revista Informação & Universidade, v. 2, p. 1-21, 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/30/36. Acesso em: 09 fev. 2021.

NEMER, David. Desinformação no contexto da pandemia do Coronavírus (COVID-19). AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 9, n. 2, p. 113-116, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/77227/42052. Acesso em: 10 fev. 2021.

OLIVEIRA, Wanderson Kleber de et al. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 29, n. 2, e2020044, 2020. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167949742020000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 11 fev. 2021.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Departamento de Evidência e Inteligência para Ação em Saúde. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-19. Washington, D. C.: OPAS, 2020a. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/

handle/10665.2/52054/FactsheetInfodemic_por.pdf?sequence=14. Acesso em: 09 fev. 2021.

PÓS-VERDADE. In: Oxford living dictionaries. Reino Unido: Oxford, 2019. Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/definition/post-truth. Acesso em: 09 fev. 2021.

RECUERO, Raquel; SOARES, Felipe. O Discurso Desinformativo sobre a Cura do COVID-19 no Twitter: Estudo de caso. E-Compós, 10 set. 2020. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2127. Acesso em: 20 jan. 2021.

SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Tudo sobre tod@ s: Redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. Edições Sesc, 2017.

SUAIDEN, Emir José. O papel da biblioteca pública na reconstrução da verdade. Ciência da Informação, v. 47, n. 2, 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/ article/view/4285/ 3799. Acesso em: 10 fev. 2021.

TOBIAS, Mirela Souza; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. O paradigma social da Ciência da Informação: o fenômeno da pós-verdade e as fake news nas mídias sociais. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 24, n. 3, p. 560-579, 2019. Disponível em: https://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1529/pdf. Acesso em: 09 fev. 2021

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Comissão de Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (CIDAD). Florianópolis, 2021. Disponível em: http://cidad.bu.ufsc.br/. Acesso em: 10 fev. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Especial Covid-19: Recursos Científicos. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://portal.bu.ufsc.br/especial-covid-19/. Acesso em: 10 fev. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Biblioteca Central. Redes sociais, tecnologia e fake news. Santa Maria, 01 fev. 2021. Facebook: @bcufsm. Disponível em: https://www.facebook.com/bcufsm/photos/a.490325834312567/3979401012071681/. Acesso em: 10 fev. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Sistema de Bibliotecas e Informação. Fontes de informação sobre o Coronavírus. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://sibi.ufrj.br/index.php/ inicio/294-fontes-de-informacao-sobre-o-coronavirus. Acesso em: 10 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vidarte, V. C. D., & Velasco, S. C. D. V. (2021). Bibliotecas universitárias: uso de estratégias comunicacionais de combate à desinformação no contexto da pandemia Covid-19. Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 163-175. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184172