Comunidade de práticas: revisão sistemática em prol das bibliotecas públicas

Autores

  • Daniele Achilles Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Alex Medeiros Kornalewski Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184383

Palavras-chave:

Biblioteconomia, Bibliotecas públicas, Comunidade de práticas, Comunidade de práticas – experiências, Comunidade de Práticas – intercâmbio de informações

Resumo

No contexto atual, marcado por uma crise sanitária, produção e disseminação cada vez mais rápida da informação e do conhecimento, tornam-se mais urgente as bibliotecas públicas se adaptarem aos novos desafios impostos tecido social. Nesse sentido, a escassez de recursos financeiros e materiais, bem como a carência de políticas públicas, dentre outros fatores, vem acelerando o sucateamento dessas instituições que direcionam suas ações para a educação, cultura, lazer, memória. Esse artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da metodologia comunidade de práticas, destacando possibilidades de gestão colaborativa. E, para tal, apresenta um percurso conceitual e aplicações voltadas ao provimento de recursos inerentes à tomada de decisão nos fazeres das bibliotecas públicas, da Rede de Bibliotecas Populares de Niterói, do estado do Rio de Janeiro. Desse modo, o caminho metodológico se definiu a partir da revisão sistemática sobre o conceito comunidade de práticas, subsidiando a compreensão teórica e prática dos fazeres biblioteconômicos nessas instituições e direcionando a construção de boas práticas, o que auxilia em certa medida o reconhecimento e a ressonância social dessas bibliotecas. Conclui-se a urgência de empreendimentos que adotem o processo dialógico, o intercâmbio de experiências, a ressonância junto à sociedade e o engajamento de setores como as universidades e o Estado, convertendo-se em fatores essenciais à manutenção, atuação e desenvolvimento das bibliotecas públicas.

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Biografia do Autor

  • Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2006) e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Atuou como bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bibliotecária - UFRJ (2009-2010). Professora do Departamento de Estudos e Processos biblioteconômicos (DEPB-UNIRIO). Coordenadora do Curso de Licenciatura em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

  • Alex Medeiros Kornalewski, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutor em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). Pós-Doutorando em Memória Social (PPGMS/UNIRIO)

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comunidade de práticas: revisão sistemática em prol das bibliotecas públicas. (2021). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 141-162. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184383