O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual

Autores

  • Ana Cristina de Almeida Costa Universidade Federal do Pará
  • Tania Chalhub Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184665

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Biblioteca Escolar, Inclusão, Deficiência visual, Mediação da informação

Resumo

A biblioteca escolar é fundamental no apoio pedagógico de alunos, independente das suas demandas comunicacionais. É essencial que a biblioteca como um ambiente educacional ofereça acessibilidade a todos os seus usuários, com materiais educacionais adequados a todos. Desse modo, o estudo de usuários se torna significativo para conhecer as principais características dos usuários, visando a oferta de produtos e processos que possibilitem a mediação da informação para usuários com deficiência. Este artigo buscou identificar os recursos para acesso e uso por pessoas com deficiências visuais nas bibliotecas. O objetivo principal é discutir a literatura de Ciência da Informação sobre metodologias para acessibilidade de usuários com deficiência visual em bibliotecas escolares, visando contribuir com a inclusão eficaz desses usuários no meio informacional. Trata-se de uma revisão de literatura tendo como fonte a Base de Dados Referenciais de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Após identificar os estudos, descreve e discute as principais propostas acessíveis e inclusivas presentes que podem ser utilizadas nas bibliotecas escolares, tais como: softwares gratuitos- NonVisual Desktop Access (NVDA), Dosvox, Macdayse, leitor de tela Jaws, Lupa, produção de livros digitais. Este estudo aponta para a necessidade de se conhecer as práticas inclusivas para que o acesso e uso da informação sejam garantidos de forma equitativa objetivando tornar a inclusão mais efetiva em bibliotecas escolares.

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Biografia do Autor

Ana Cristina de Almeida Costa, Universidade Federal do Pará

Graduação em biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Arquivologia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2012). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal do Pará e Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará.

Tania Chalhub, Universidade Federal do Pará

PhD Social Work (University of Minnesota, EUA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPA, e do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES, líder do grupo de pesquisa Acessibilidade, Interculturalidade e Educação de Surdos

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Publicado

2021-06-21

Como Citar

Costa, A. C. de A., & Chalhub, T. (2021). O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184665

Edição

Seção

Artigos