O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual

Autores

  • Ana Cristina de Almeida Costa Universidade Federal do Pará
  • Tania Chalhub Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184665

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva, Biblioteca Escolar, Inclusão, Deficiência visual, Mediação da informação

Resumo

A biblioteca escolar é fundamental no apoio pedagógico de alunos, independente das suas demandas comunicacionais. É essencial que a biblioteca como um ambiente educacional ofereça acessibilidade a todos os seus usuários, com materiais educacionais adequados a todos. Desse modo, o estudo de usuários se torna significativo para conhecer as principais características dos usuários, visando a oferta de produtos e processos que possibilitem a mediação da informação para usuários com deficiência. Este artigo buscou identificar os recursos para acesso e uso por pessoas com deficiências visuais nas bibliotecas. O objetivo principal é discutir a literatura de Ciência da Informação sobre metodologias para acessibilidade de usuários com deficiência visual em bibliotecas escolares, visando contribuir com a inclusão eficaz desses usuários no meio informacional. Trata-se de uma revisão de literatura tendo como fonte a Base de Dados Referenciais de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Após identificar os estudos, descreve e discute as principais propostas acessíveis e inclusivas presentes que podem ser utilizadas nas bibliotecas escolares, tais como: softwares gratuitos- NonVisual Desktop Access (NVDA), Dosvox, Macdayse, leitor de tela Jaws, Lupa, produção de livros digitais. Este estudo aponta para a necessidade de se conhecer as práticas inclusivas para que o acesso e uso da informação sejam garantidos de forma equitativa objetivando tornar a inclusão mais efetiva em bibliotecas escolares.

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Biografia do Autor

  • Ana Cristina de Almeida Costa, Universidade Federal do Pará

    Graduação em biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Arquivologia pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2012). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal do Pará e Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Pará.

  • Tania Chalhub, Universidade Federal do Pará

    PhD Social Work (University of Minnesota, EUA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPA, e do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos/INES, líder do grupo de pesquisa Acessibilidade, Interculturalidade e Educação de Surdos

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Publicado

2021-06-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O uso das tecnologias assistivas na mediação da informação em biblioteca escolar: acessibilidade para alunos com deficiência visual. (2021). Biblioteca Escolar Em Revista, 7(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2021.184665