Identidade coletiva do profissional bibliotecário da era da informação: questões éticas

Autores

  • Katiusa Stumpf Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186178

Palavras-chave:

Identidade coletiva, Profissional bibliotecário, Ética profissional, Era da informação

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem sobre a relevância da ética profissional para a consolidação de uma identidade coletiva do bibliotecário na atualidade. Foi realizada uma revisão de literatura com base em parte da bibliografia disponível atualmente. O objetivo consistiu em apontar qual a relevância da ética como pressuposto para o fortalecimento da identidade coletiva do bibliotecário e para o cumprimento da função social desse profissional no contexto da era da informação. Por meio dos valores morais, teoricamente ancorados na ética bem como nas normas de conduta do Código de Ética do Profissional Bibliotecário, o comportamento desse agrupamento é regido de forma que todas as suas potencialidades estejam voltadas para o atendimento das necessidades informacionais da sociedade. A ética agrega o comprometimento do bibliotecário com a sua profissão, com os colegas de trabalho, com o tratamento técnico da informação e com os usuários, ou seja, um comprometimento com a sociedade como um todo. Assim, a identidade coletiva do bibliotecário pode se fortalecer se houver ética profissional permeando suas relações, possibilitando engajamento político por meio de associações da categoria e propiciando, por fim, o cumprimento da função social da profissão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1999.

BIBLIOGRAFIA sobre ética: fundamentos e ética profissional do bibliotecário: 2006-2008. 2.ed. rev. e ampl. Brasília: Conselho Federal de Biblioteconomia, 2009. 1 CD-ROM.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v. 1).

CASTELLS, M. O fim do milênio. 4. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 3).

CASTRO, C. A. História da biblioteconomia brasileira. Brasília (DF): Thesaurus, 2000.

DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DUPAS, G. Ética e poder na sociedade da informação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIDSON, E. Renascimento do profissionalismo. São Paulo: EDUSP, 1999.

FREIRE, G. H. A. Ética e políticas de informação: uma ação de informação no programa de cooperação acadêmica: novas fronteiras da CAPES. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

FREIRE, I. M. A consciência possível para uma ética da informação na sociedade em rede. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

FUKS, S. A sociedade do conhecimento. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 152, p.75-101, jan./mar. 2003.

GARCIA, J. C. R. Por uma ética da informação. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

GOMES, H. F. Comportamento ético: fundamentos e orientações normativas ao exercício profissional do bibliotecário. In: GOMES, H. F.; BOTTENTUIT, A. M.; OLIVEIRA, M. O. E. (Orgs.). A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e da formação e do exercício profissional do bibliotecário no Brasil. Brasília: CFB, 2009. p. 147-162.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-41, jan./abr.2002.

LEVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1999.

MARCONDES, D. Textos básicos de ética de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MATTELART, A. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MOORE, N. A sociedade da informação. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE

INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A informação: tendências para o novo milênio. Brasília, 1999. p. 94-108.

OLIVEIRA, M. A. (Org.). Correntes fundamentais da ética contemporânea. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

ORTEGA Y GASSET, D. J. Misión del bibliotecário. México: ED LVI Legislatura de La H. Cámara de Diputados e seu Comité de Biblioteca e Información, 1997.

PINHEIRO, L. V. R. Ética e os dilemas e impasses da informação: reflexão sobre a divulgação científica ou popularização da ciência. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

PINHO NETO, J. A. S. Ética, responsabilidade social e gestão da informação nas organizações. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

SANTOS, P. L. V. A. C. Catalogação e ética no ambiente colaborativo e de empoderamento das redes Informacionais. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

RODRIGUES, M. L. Sociologia das profissões. Celta, Portugal (Oeiras), 1997.

SILVA, A. M. A pesquisa e suas aplicações em ciência da informação: implicações éticas. In: FREIRE, G. H. A. (Org.). Primeiro simpósio brasileiro de ética da informação: ética da informação: conceitos, abordagens, aplicações. João Pessoa: Ideia, 2010.

SOUZA, F. C. Dos deveres profissionais ou a deontologia. In: GOMES, H. F.; BOTTENTUIT, A. M.; OLIVEIRA, M. O. E. (Orgs.) A ética na sociedade, na área da informação e da atuação profissional: o olhar da Filosofia, da Sociologia, da Ciência da Informação e da formação e do exercício profissional do bibliotecário no Brasil. Brasília: CFB, 2009. p. 133-147.

SOUZA, F. C. O ensino da biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: EDUFSC, 2009.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Identidade coletiva do profissional bibliotecário da era da informação: questões éticas. (2022). Biblioteca Escolar Em Revista, 8(1), 1-21. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.186178