A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar

Autores

  • Angelina Quinalia Ramires Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-8239-7114

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.187811

Palavras-chave:

Leitura, Biblioteca escolar, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A leitura reflete diretamente nos índices de aprendizagem. A prática de leitura requer compreensão além de promover o contato frequente com diferentes gêneros textuais e o contato com outras culturas, o que desenvolve atitudes de respeito pela diversidade e empatia pelo diferente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla a leitura como um dos quatro eixos fundamentais da linguagem. Nesse sentido, estudamos aqui a importância das bibliotecas escolares nesse contexto e exemplificamos com a situação atual das bibliotecas das escolas de ensino fundamental de Marília, SP, bem como a importância do profissional da biblioteca para que se possa desenvolver um trabalho em conjunto entre bibliotecários, professores e alunos, a fim de promover um maior nível de literacia, desenvolvendo a oralidade e maior habilidade para a escrita.

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Biografia do Autor

Angelina Quinalia Ramires, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992), Livre Docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília

 

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Ramires, A. Q., & Fujita, M. S. L. (2022). A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar Em Revista, 8(1), 64-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.187811

Edição

Seção

Artigos