A mediação da informação no contexto escolar: uma abordagem nas tecnologias digitais de informação e comunicação

Autores

  • Angela Vicente Alonso Watari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília https://orcid.org/0000-0003-3629-7435

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.190615

Palavras-chave:

mediação no contexto escolar, mediação da informação, tecnologias digitais de informação e comunicação

Resumo

Na sociedade contemporânea percebe-se que a informação está cada vez mais se caracterizando como um elemento que potencializa o desenvolvimento social e intelectual das pessoas. Com o avanço das tecnologias digitais destaca-se a necessidade de refletir sobre a mediação de informações e conteúdos por meio das tecnologias digitais na construção de conhecimento. Nesse contexto, esse artigo apresenta reflexões que se referem a importância da mediação da informação por meio das tecnologias digitais no qual se faz necessário a interação entre os sujeitos e elementos envolvidos neste processo. O objetivo geral deste artigo é compreender a mediação da informação na construção do conhecimento por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto escolar. Uma vez que a escola enquanto instituição que lida com conhecimento e a informação precisa acompanhar essas mudanças que acontecem na sociedade, para que consiga atingir a demanda da clientela atual e garantir uma educação de qualidade visando à formação integral dos alunos. A metodologia do estudo é constituída de uma pesquisa bibliográfica mediante análise de estudos de autores diversos que abordam conceitualmente a mediação da informação, mediação pedagógica e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

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Biografia do Autor

  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília

    Possui Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1974), Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Permanente do Programa de Pós-Draduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília) e Professor Colaborador do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: Informação e Sociedade, Mediação da Informação, Serviço de Referência e Informação, Bibliotecas Públicas e Biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br).

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Publicado

2022-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A mediação da informação no contexto escolar: uma abordagem nas tecnologias digitais de informação e comunicação. (2022). Biblioteca Escolar Em Revista, 8(2), e-190615. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.190615