Bibliotecas escolares em cooperativas de ensino

Autores

  • Luciana de Souza Gracioso Universidade Federal de São Carlos
  • Graziella Fernada de Campli Escola Educativa São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.193823

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Cooperativa de ensino, Escola educativa

Resumo

No intuito de identificar a lacuna de pesquisas relacionadas ao contexto das Bibliotecas escolares no âmbito das escolas cooperativas, este trabalho se propõe apresentar uma análise descritiva das principais pesquisas identificadas que relacionam bibliotecas escolares, educação privada, educação particular e educação cooperativa, no contexto das publicações em Biblioteconomia e Ciência da Informação. As bases selecionadas para esta verificação bibliográfica foram BENANCIB e BRAPCI e somente trabalhos nacionais foram considerados neste momento. Uma vez constatada, a partir do levantamento bibliográfico e revisão de literatura, a escassez de trabalhos científicos publicados sobre a relação entre os assuntos elencados, é desenvolvida uma apresentação descritiva da estrutura das Cooperativas de Ensino, dando destaque ao caso da Escola Educativa de São Carlos, a partir do método “Relato de experiência” com o objetivo de demonstrar como é possível e viável a disponibilização de uma Biblioteca escolar, com Bibliotecário contratado, e que desenvolve ações concatenadas aos projetos pedagógicos em curso, em ambientes privados de ensino. 

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Biografia do Autor

  • Luciana de Souza Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

    Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

  • Graziella Fernada de Campli, Escola Educativa São Carlos

    Mestre em Ciência da Informação pela UFSCar/SP.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bibliotecas escolares em cooperativas de ensino. (2022). Biblioteca Escolar Em Revista, 8(2), e-193823. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.193823