A literatura no processo do letramento

Autores

  • Patrícia Nogueira Rodrigues Capes
  • Lidiane Rodrigues dos Santos da Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gleice Pereira Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.196468

Palavras-chave:

Letramento, Alfabetização, Literatura, Biblioteca Escolar, Trabalho colaborativo

Resumo

A leitura esteve presente na sociedade desde o início da civilização e com surgimento da tecnologia possibilitou o acesso que antes não era possível. Entretanto para o indivíduo saber buscar, selecionar e fazer uso eficiente da informação precisa de competências que adquiri com a alfabetização e o letramento. A partir dessa premissa buscamos demonstrar a importância das literaturas nesse processo e como o uso de forma adequada da biblioteca escolar com atividades colaborativas desempenhadas pelo bibliotecário e docentes que visem a apropriação desta habilidade. Como método de pesquisa foi utilizado a pesquisa bibliográfica, envolvendo a revisão de literatura com estudos de 2015 a 2020 contidos nas seguintes bases de dados: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD – IBICT). Utilizando os seguintes descritores para a busca: Letramento, Alfabetização, Literatura, Biblioteca Escolar, Trabalho colaborativo, usando os operadores booleanos AND e as aspas para criar uma pesquisa bem delimitada. Assim como documentos diretivos e normativos da educação. Como resultado fundamentamos a definição de alfabetização e letramento e como os dois andam juntos, e a importância do trabalho colaborativo do bibliotecário e dos docentes para o processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Nogueira Rodrigues , Capes

    Biblioteconomia - Universidade Federal do Espírito Santo (2014); Gestão de biblioteca - Fabra (2015); Educação, Pobreza e Desigualdade Social - Universidade Federal do Espírito Santo (2017); Pedagogia - Unar (2021); Mestranda em Ciências da Informação - Universidade Federal do Espírito Santo

  • Lidiane Rodrigues dos Santos da Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

    Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Vitória, ES. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFES. Especialista em Educação Infantil/Séries Iniciais pelo ISEAC. Graduada em Arquivologia pela UFES. Graduada em Pedagogia pela FABRA - Serra, ES. Bolsista pela FAPES

  • Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formaçao docente, bibliotecário escolar, educaçao e comunicaçao, formação profissional e ensino virtual

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A literatura no processo do letramento. (2022). Biblioteca Escolar Em Revista, 8(2), e-196468. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.196468