Sobre a Morfologia e Anatomia do Nasturtium officinale E. Brown

Autores

  • O. Scavone Departamento de Botânica USP
  • S. Panizza Departamento de Botânica USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v1i0p117-148

Resumo

Neste trabalho foram descritos aspectos morfológicos, particularmente anatômicos, do "agrião", J Nasturtium officinale R. Brown, aclimatado no Brasil. o "agrião", além de apresentar interesse bromatológico, tem propriedade antiescorbútica, verificando-se, ainda, nessa planta a presença de um glicosídeo, iodo e ferro.

A planta mostra o caule flexível, ramoso e fistuloso, com feixes de raízes adventícias ao nível dos nós. As folhas são alternas, profundamente divididas. As flores são pequenas, brancas, diclamídeas, hermafroditas, actinomorfas, reu­nidas em racimos terminais e axilares. O cálice e a corola constam de 4 peças; as pétalas, dispostas em cruz, alternam-se com as sépalas.  O androceu é tetradínamo. O gineceu tem ovário súpero, bicarpelar e unilocular tornan­do-se bilocular devido a um falso tabique de origem placentária, com vários óvulos. O fruto é síliqua e na maturação, deixa livre o replum com as sementes.

A raiz é protostélica, radiada triarca ou tetrarca e o caule é do tipo sifonostélico dissecado ectoflóico. A folha é anfistomática, apresentando estru­tura dorsiventral. Os estômatos são do tipo anisocítico; no caule e no pecíolo os estômatos estão agrupados em regiões delimitadas fusiformes, encontrando-se em diferentes fases de desenvolvimento. Na flor, em relação com o ovário, encontram-se os nectários. As anteras contêm grãos de pólen com três poros de germinação e exina reticulada. O ovário mostra placentação marginoparietal e os óvulos são campilótropos. O fruto contém semente do tipo exalbuminado. Outras particularidades anatômicas são a presença de células mirosínicas no parênquima, células armazenadoras de agua na epiderme, além de inclusões de amilo, formando no caule a bainha amilífera. A planta é glabra e não foram observadas inclusões cristalinas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1973-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCAVONE, O.; PANIZZA, S. Sobre a Morfologia e Anatomia do Nasturtium officinale E. Brown. Boletim de Botânica, São Paulo, v. 1, p. 117–148, 1973. DOI: 10.11606/issn.2316-9052.v1i0p117-148. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/57611.. Acesso em: 25 abr. 2024.