Chamada para Projeto Resenhas 2022

2022-02-14

A Cadernos de Campo torna pública a chamada para interessadas e interessados em contribuir com a publicação de resenhas de títulos selecionados pela Comissão do Projeto Resenhas 2022. O projeto tem como interesse a democratização do acesso ao conhecimento e o fomento ao debate no campo das Ciências Sociais e, sobretudo, da Antropologia, bem como a divulgação de obras publicadas no Brasil e no exterior a partir da leitura crítica de produções recentes.

 

Acompanhando o formato e a proposta apresentados por outras revistas e pelos números anteriores da Cadernos de Campo, a participação é aberta a todas e todos que tenham interesse nos títulos disponibilizados pela revista. A seleção de resenhistas adotará como critério a afinidade temática entre interesses de pesquisa e atividades das candidatas e candidatos a partir da análise do currículo. Também serão considerados aspectos relativos à titulação e vinculação institucional no sentido de privilegiar uma maior diversidade na composição do corpo de resenhistas.

 

A participação neste edital é facultada a quem tenha interesse em contribuir com a revista e esteja de acordo com as normas expressas nos termos gerais presentes no edital (ver no link abaixo). Interessadas e interessados poderão inscrever-se no período entre 14 de fevereiro e 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2022, por meio do formulário online disponível abaixo.

 

O resultado será publicado em até 15 dias após esta data e o cronograma de entrega dos textos será elaborado junto às autoras e aos autores selecionados, do mesmo modo que o envio dos livros. As pessoas selecionadas se comprometem a produzir a resenha no prazo acordado, assumindo também as responsabilidades cabíveis pelo não cumprimento do acordo. 

 

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail cadcampo@gmail.com.

 

Para inscrever-se, CLIQUE AQUI.

 

Títulos disponíveis: 

 

- “Os Aruaques” (2021 [1917]). Max Schmidt. Tradução: Erik Petschelies. São Paulo, Editora Hedra, 175 p.

- “Caipora e outros conflitos ontológicos” (2021). Mauro Almeida. São Paulo, Ubu Editora, 384 p.

- "Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda" (2021 [2015]). Rita Segato. Tradução: Danú Gontijo e Danielli Jatobá. Rio de Janeiro, Editora Bazar do Tempo, 346 p.

- "Minoritarian liberalism: a travesti life in a brazilian favela" (2022). Moisés Lino e Silva. Chicago, University of Chicago Press, 240 p.

- "Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão" (2021 [2006]). Saidiya Hartmam. Tradução: José Luiz Pereira da Costa. Rio de Janeiro, Editora Bazar do Tempo, 364 p.

- “Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta” (2020). Organização: Joana Cabral de Oliveira et al. São Paulo, Ubu Editora, 386 p.