Tática ou produção de subjetividade?: Uma análise de cinema documental ativista pela humanização do parto

Autores

  • Aline de Andrade Ramos Cavalcanti Universidad Autònoma de Barcelona, Barcelona

Palavras-chave:

parto humanizado, documentário, neoliberalismo, subjetividade, biopolítica,

Resumo

Em 1940 uma enfermeira norteamerica exibe o primeiro filme registrado sobre o parto nas Américas. Inspirada pelas teorias do obstetra inglês Grantly Dick-read, que preconizava a necessidade de descontruir “as imagens nefastas do parto”, Margaret Gamper abriu um campo de ação que ao longo dos anos 1990 e 2000 se tornaria uma tática central de luta pela humanização do parto: o documentário. Investigando a história do que hoje se conhece como “movimento pela humanização da assistência ao parto”, observamos uma entreita articulação entre o avanço de políticas e investigação nesse campo e um  auge na produção de filmes sobre parto. Neste artigo analisa-se detidamente os discursos de humanização do parto em quatro filmes que tiveram grande circulação e exibição em diferentes países – Orgasmic Birth (EUA, 2008), de Debra Pascali-Bonaro; Le Premier Cri (França, 2007), de Gilles Maistre; Freedom for Birth (Reino Unido, 2013), de Tony Harman e Alex Wakeford; e por fim, O Renascimento do Parto (Brasil, 2013) de Érica de Paula e Eduardo Chauvet – para tentar explicar a função tática dessa produção cultural para o crescimento de demanda pelos serviços através de uma intensa produção de subjetividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline de Andrade Ramos Cavalcanti, Universidad Autònoma de Barcelona, Barcelona

    Aline de Andrade Ramos Cavalcanti es investigadora del Programa Doctorado Pleno en el Exterior apoyada por la CAPES – Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nível Superior. Posee graduación en Licenciatura en Ciencias Sociales, Universidad Federal de Pernambuco (2010); Máster en Sociología, Programa de Pos Graduación en Sociología, Universidad Federal de Pernambuco (2014) y actualmente cursa el doctorado en Antropología Social y Cultural, Universidad Autónoma de Barcelona. Tiene experiencia en políticas de juventud, derechos de la infancia y adolescencia y movimientos sociales de mujeres. Trabajó con enseñanza a distancia, educación perinatal, popular y en derechos humanos. Investiga sobre el movimiento de humanización del parto, neoliberalismo, feminismo, la contribución teórica de Foucault y los debates alrededor de las biopolíticas.


Publicado

2018-06-19

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Tática ou produção de subjetividade?: Uma análise de cinema documental ativista pela humanização do parto. (2018). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 26(1), 111-131. https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/132151