Retratos de múltiplas Índias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i1p146-153Palavras-chave:
Índia, Mumbai, Varanasi, Délhi/Nova Délhi, Cochim, Relações InterétnicasResumo
Com uma população de cerca de 1,324 bilhão de pessoas, a Índia é um país de dimensões continentais e múltiplas culturas. As diferenças geográficas e ecológicas, os conflitos étnicos e religiosos históricos, as situações das castas, as múltiplas línguas faladas no território, tornam as distintas Índias um ambiente propicio aos estudos etnográficos contemporâneos. Por outro lado, nos força a um retorno necessário às obras clássicas da antropologia que buscaram descrever a diversidade e a heterogeneidade do país. Esse ensaio fotográfico buscou diferentes aspectos de cidades, vilas, paisagens humanas e ambientais, sensível às cores das roupas, dos veículos, motorizados ou não, os cheiros das comidas, das especiarias e dos perfumes usados, o momento de lazer, do descanso e do trabalho, as práticas litúrgicas e as expressões políticas apresentam Índias complexas e encantadoras. As cidades aqui fotografadas em março de 2014 e apresentadas de forma inédita nesse ensaio são: Mumbai, Varanasi, Délhi/Nova Délhi e Cochim.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.