Senhora do Rosário, esta banda é sua

Autores

  • Leandro Moreira de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo José Oliveira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p206-221

Palavras-chave:

Congado, Religião, Antropologia Visual

Resumo

O presente ensaio foi produzido durante o ciclo ritual ocorrido por ocasião da 129ª Festa de Nossa Senhora do Rosário em Airões, Zona da Mata Mineira, durante uma incursão etnográfica que tencionou, a partir de referenciais da Antropologia Visual, explorar as manifestações de performance produzidas pela Banda de Congo José Lúcio Rocha, oriunda de uma comunidade quilombola contígua ao distrito onde ocorre a festa. Elegemos enquanto tema das imagens que se seguem, um instante ritual chamado de Corte que, segundo os nativos, é “a hora mais pesada do Congo”. O Corte é a dramatização dos encontros entre barões escravocratas, quando se reuniam para negociar seus escravos. Aqui se exibe o corpo do homem Congo, um soldado juramentado do exército da Virgem do Rosário, que reunido em batalhão, corta as ruas do lugarejo mixando a oração cristã católica à corporalidade da dança tribal, sempre tendo como vozes de fundo os temas da memória do cativeiro e da batalha espiritual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Moreira de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa
    Possui graduação de Bacharelado em Direito pela Escola de Estudos Superiores de Viçosa (2012). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa UFV (2017). Mestre pelo Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, na área de Ciências Sociais Aplicadas (2017). Especialista pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas Para Gênero e Raça também pela UFV (2015). Coordenador de extensão da Cátedra Paulo Freire da UFV. Possui experiência na área de Ciências Humanas com ênfase em Metodologias Qualitativas, Filosofia do Direito, Teoria Política e Filosofia pura, sobretudo nos campos da Ética e da Ontologia. Tem atuado ainda em investigações no campo da Antropologia Visual que incluem produção de material etnográfico em foto e vídeo.
  • Marcelo José Oliveira, Universidade Federal de Viçosa
    Professor (Adjunto III) de Antropologia Social do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa - MG. Pós-Doutorado (Bolsista CNPq) junto ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, como pesquisador visitante (2014). Pós-doutorado (Bolsista CAPES) junto à Universidad Complutense de Madrid, como pesquisador visitante (2010). Doutorado (2008) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio doutoral (Bolsista CAPES) junto à EHESS - Paris. Mestrado (1997) e Bacharelado em Ciências Sociais (1994) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Área temática de atuação: Teoria Antropológica; Gênero e Migração; Cultura Urbana; Cultura Popular; Patrimônio Cultural e Memória Social; Educação e Cultura.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Edição

Seção

Quimeras

Como Citar

Senhora do Rosário, esta banda é sua. (2018). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 26(1), 206-221. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v26i1p206-221