Influenciadoras Muçulmanas no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v31i1pe183331Palavras-chave:
Mulheres Muçulmanas; Instagram; Influenciadoras; conteúdo digital; Engajamento.Resumo
Considerando a popularização das mídias sociais e o crescimento de profissões a elas relacionadas, pretendeu-se por meio deste estudo entender o que constitui as influenciadoras muçulmanas e analisar o engajamento alcançado a depender do conteúdo difundido. Para tanto, foram considerados os perfis de Mag Halat, Fabiola Oliveira e Mariam Chami na plataforma Instagram, analisando-os através dos conteúdos produzidos e o engajamento dos seguidores nas publicações, de modo a entender como a representatividade e visibilidade podem interferir nessa relação. O engajamento foi analisado por meio de abordagem quanti-qualitativa, tanto no feed como nos stories. Assim sendo, foi possível observar como os três perfis são importantes para garantir a representatividade da mulher muçulmana no ambiente do Instagram. Ao estabelecerem-se como influenciadoras, as interlocutoras analisadas contribuem para levar ao público seus conhecimentos acerca do Islam, e assim desmistificar conceitos errôneos, disseminar informação e combater preconceitos, cada uma à sua maneira.
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