Kitseha: mídia indígena e eleições presidenciais de 2018 no Alto Xingu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v31i2pe184557

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Cinema indígena, Xingu, audiovisual, etnologia indígena

Resumo

O artigo analisa o processo de produção e circulação do videoclipe da música Kitseha, uma criação coletiva entre os autores do artigo e um grupo de jovens Kalapalo realizada na aldeia Aiha do povo Kalapalo (Território Indígena do Xingu, MT - Brasil). O vídeo foi feito como parte de uma estratégia para os Kalapalo se posicionarem durante as eleições presidenciais de 2018. Ao exibir o vídeo para a comunidade, um conflito geracional se instaurou. No entanto, o contexto eleitoral, o encontro com diferentes alteridades, a capacidade reflexiva das mídias indígenas e aspectos sociocosmológicos operaram para que a comunidade decidisse divulgar o vídeo. Partimos da hipótese de que esse processo, impulsionado pela capacidade de assimilação de diferenças dos povos ameríndios, fez com que elementos não indígenas passassem a transitar nas bordas da categoria nativa tradicional, atualizando a forma como os Kalapalo se representam.

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Referências

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Publicado

2022-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Kitseha: mídia indígena e eleições presidenciais de 2018 no Alto Xingu. (2022). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 31(2), e184557. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v31i2pe184557

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