PINHEIRO-MACHADO, Rosana. Amanhã vai ser maior: o que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v31i1pe198403Palavras-chave:
JuventudeResumo
Rosana Pinheiro-Machado reúne, neste livro, um conjunto de intervenções públicas sobre novas formas de luta e de protesto que surgem no Brasil a partir de junho de 2013 até a eleição de Bolsonaro em 2018. A autora, como acadêmica que atua e ativista que elabora, leva ao limite as fronteiras do campo acadêmico, dando consequência ao levantamento rigoroso de dados, alimentando a intervenção política direta e o diálogo multidirecional sobre os próximos passos. “Amanhã vai ser maior”, com título homônimo de Cocco e Cava (2014), procura realçar desdobramentos potenciais das Jornadas de Junho de 2013 e ações diretas congêneres. A atualidade da obra, publicada em 2019, pode ser sintetizada no fato de que não bastará a derrota eleitoral de Bolsonaro para que se reverta a onda que o colocou na cadeira presidencial.
Downloads
Referências
BARBOSA, Fernanda Stroher. Ocupo, Logo Existo: ocupações secundaristas e o tecer de outra educação possível. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Maria.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única (Obras Escolhidas). São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo. Traduzido por Mario A. Marino, Eduardo Altheman C. Santos. São Paulo: Editora Filosófica Politeia, 2019.
BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
CALHOUN, Craig. Occupy Wall Steet em Perspective. British Jounal of Sociology 64.1 p. 26-38, 2013.
COCCO, Giuseppe; CAVA, Bruno. Amanhã vai ser maior: o levante da multidão no ano que não terminou. São Paulo: Annablume, 2014.
DELLA PORTA, Donatella. Social Movements in Times of Austerity: Bringing Capitalism back into Protest Analysis. Nova Jersey: John Wiley&Sons, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Campo (São Paulo - 1991)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.