A crítica Antropológica Pós-moderna e a Construção Textual da Etnografia Religiosa Afro-brasileira

  • Vagner Gonçalves da Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Pós-modernismo, Religiões Afro-brasileiras, Tradição oral e escrita, Análise de discurso, Etnografia

Resumo

O texto retoma alguns aspectos da crítica antropológica pós-moderna, como o papel do autor e as condições de produção do texto etnográfico, relacionando-os com as etnografias dos principais estudiosos dos cultos afro-brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner Gonçalves da Silva, Universidade de São Paulo
Professor e atualmente Chefe do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo onde obteve o título de bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Antropologia Social. Realizou estágio pós-doutoral na Harvard University (W.E.B. Du Bois Institute for African and African American Research) e na City University of New York (Graduate Center) onde também foi professor visitante. Desenvolve pesquisas na área das populações afro-brasileiras, enfocando temas como religiosidade (candomblé, umbanda, neopentecostalismo, intolerância religiosa), relações entre religião e cultura brasileira (festas populares, música, capoeira, literatura, cinema etc.), artes afro-brasileiras e representação etnográfica (trabalho de campo e etnografia em hipermídia).
Publicado
2014-04-25
Como Citar
Silva, V. (2014). A crítica Antropológica Pós-moderna e a Construção Textual da Etnografia Religiosa Afro-brasileira. Cadernos De Campo (São Paulo 1991), 1(1), 47-60. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v1i1p47-60
Seção
Artigos e Ensaios