Trama terapêutica: um estudo sobre a (re)constituição da identidade de usuários de drogas.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p91-112Palavras-chave:
Drogas, Terapêutica, Experiência, Identidade, MetamorfoseResumo
Este trabalho aborda experiências de usuários de drogas desdobradas em instituições localizadas na Grande Curitiba, no estado do Paraná, que se pautavam pela lógica absenteísta: Igreja do Santo Daime Céu da Nova Vida, Comunidade Terapêutica Água da Vida e um grupo da Associação dos Alcoólicos Anônimos. A partir de experiência etnográ.ca, aponto que esses locais envolvem características idiossincráticas, representações e sociabilidades que põem em curso, através de agenciamentos terapêuticos, a construção de uma “identidade de dependente químico” e, com maior ou menor sucesso, a “incorporação de um habitus”. Como desdobramento desse processo, sugiro que essas experiências se inclinam à metamorfose, definindo modos de ser/estar no mundo, viabilizada pelo engajamento dos sujeitos com o que compreendemos como projetos terapêuticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.