Edward Tylor e a extraordinária evolução religiosa da humanidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p297-308Palavras-chave:
Animismo, Edward Tylor, Evolucionismo, ReligiãoResumo
Contrariamente a certas ideias fei-tas sobre a Antropologia vitoriana, o presente ar-
tigo procura demonstrar que Edward Tylor não
procurou acentuar as diferenças entre nós e os sel-
vagens, mas, pelo contrário, demonstrar a comu-
nhão profunda entre as religiões de uns e outros.
A humanidade dita civilizada não vivia num está-
dio de ciência, mas num mundo impregnado de
animismo, de caóticas contradições entre as cren-
ças adaptadas pela erudição teológica, as meras
sobrevivências sem sentido e os ressurgimentos de
fenómenos espiritistas que se julgavam há muito
desaparecidos. Mais do que um exemplo de evo-
lucionismo dogmático, sua obra Primitive Culture
é uma tentativa de responder à questão das repeti-
ções de conteúdo e das limitações flagrantes ou bá-
sicas do pensamento humano, em todos os tempos
e lugares, em matéria de imaginação de entidades
sobrenaturais. Questão demasiado ambiciosa ou
demasiado ingénua, foi abandonada pela Antropo-
logia do século XX e continua sem outra resposta.
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Publicado
2010-03-30
Edição
Seção
Especial
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Rosa, F. D. (2010). Edward Tylor e a extraordinária evolução religiosa da humanidade. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 19(19), 297-308. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v19i19p297-308