“A Origem do Mundo” de Gustave Courbet: realismo e erotismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p%25pPalavras-chave:
Courbet. Realismo. Erotismo. Foucault.Resumo
O presente artigo/ensaio pretende ana-lisar a tela L’origine du monde (“A origem do mun-
do”), do pintor realista francês Gustave Courbet
(1819-1877), estabelecendo relações com seu con-
texto social e artístico. Realizada em um momento
privilegiado da história da arte e da sociedade ociden-
tal, em que ambas se desembaraçavam de suas formas
tradicionais, “A origem do mundo” (1866) expressa
o caráter inovador de seu tempo por meio da origi-
nalidade tanto de sua forma quanto de sua temática:
nela, realismo e sexualidade ocupam o centro da re-
presentação artística. Tal inovação realizada pela obra
de Courbet é trabalhada aqui como uma peça impor-
tante do processo de formação daquilo que Foucault
chamou de “dispositivo da sexualidade”. Sustenta-
mos, assim, que aos saberes médico, pedagogico e
jurídico, que nos séculos XVIII e XIX se articularam
para a produção de um conhecimento sobre a sexua-
lidade, uniu-se um saber pictórico, ou visual sobre ela,
o qual reorganizou profundamente os modos como
ela passaria a ser enunciada e, sobretudo, visualizada
nas sociedades modernas.
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Publicado
2008-03-30
Como Citar
Packer, I. (2008). “A Origem do Mundo” de Gustave Courbet: realismo e erotismo. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17). https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p%p
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
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