Antropologia e visualidade no contexto indígena
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p139-152Palavras-chave:
Audio-visual. Parceria. Realismo. Concepções de visualidade. Diferença.Resumo
A elaboração e a transmissão continua-da de sons e imagens são aqui abordadas como um
constante movimento que vai além dos produtos
fílmicos, revelando um processo de construção de
imagens e auto-imagens. Para essa análise, foi dada
especial importância às formas de representação em
filmes e vídeos etnográficos, um gênero decorrente
do movimento documental, que tem no realismo
e nas formas de alteridade seus elementos centrais.
No decorrer do trabalho, o problema das formas
de representação dá lugar a um complexo evento
comunicativo, que por sua vez articula diferentes
concepções de visualidade. A emergência de um
evento reflexivo audiovisual entre sociedades indí-
genas modifica não só os termos do diálogo com
a sociedade envolvente, como indica importantes
abordagens para a imagem no campo da investi-
gação antropológica, que, para além das formas de
representação, se inscrevem no campo das concep-
ções de visualidade.
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Publicado
2007-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Pellegrino, S. P. (2007). Antropologia e visualidade no contexto indígena. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 16(16), 139-152. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p139-152