Antropologia e visualidade no contexto indígena

Autores

  • Sílvia Pizzolante Pellegrino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p139-152

Palavras-chave:

Audio-visual. Parceria. Realismo. Concepções de visualidade. Diferença.

Resumo

A elaboração e a transmissão continua-
da de sons e imagens são aqui abordadas como um
constante movimento que vai além dos produtos
fílmicos, revelando um processo de construção de
imagens e auto-imagens. Para essa análise, foi dada
especial importância às formas de representação em
filmes e vídeos etnográficos, um gênero decorrente
do movimento documental, que tem no realismo
e nas formas de alteridade seus elementos centrais.
No decorrer do trabalho, o problema das formas
de representação dá lugar a um complexo evento
comunicativo, que por sua vez articula diferentes
concepções de visualidade. A emergência de um
evento reflexivo audiovisual entre sociedades indí-
genas modifica não só os termos do diálogo com
a sociedade envolvente, como indica importantes
abordagens para a imagem no campo da investi-
gação antropológica, que, para além das formas de
representação, se inscrevem no campo das concep-
ções de visualidade.

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Biografia do Autor

  • Sílvia Pizzolante Pellegrino, Universidade de São Paulo
    Doutoranda em Ciência Social (Antropologia Social)/USP

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Publicado

2007-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Antropologia e visualidade no contexto indígena. (2007). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 16(16), 139-152. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p139-152