Amazônia em movimento: "redes" e percursos entre os índios Ye'kuana, Roraima

Autores

  • Elaine Moreira Lauriola Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v11i11p21-35

Palavras-chave:

Ycfkuana, Maiongong, Caribe, organizações indígenas, projetos, sustentabilidade, contato, mobilidade social.

Resumo

Este artigo procura analisar a importância da mobilidade socíoespacíal como estratégia e dinâmica de autosustentação e desenvolvimento para comunidades indígenas. Em geral, o tema da mobilidade nos estudos antropológicos se limita ao território indígena ou aos espaços de grande importância simbólica. Fora desses espaços, o fenômeno é visto como “nligração” ou “aculturação”. Em nosso estudo junto aos Yãkuana de Roraima, o tema da mobilidade socioespacial entre a floresta e a cidade ganha uma grande importância na compreensão de sua estratégia de auto-sustentação. A “rede” (econômica, informação) criada pelos Yõkuana tem sido a base de apoio para a etnia, que, nas últimas décadas, permaneceu fora do processo de politização do movimento indígena do Estado de Roraima. Porém, esta posição marginal não impediu o ingresso dos Ye'kuana no mercado de trabalho indígena nos anos 1990. O desafio, para este grupo, é aceder à nova rede, a dos “projetos”, uma vez que esta requer um tipo de organização formal e assessoria técnica especializada, fatores que podem gerar novas formas de exclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Moreira Lauriola, Universidade Federal do Paraná
    Antropóloga, doutoranda em Antropologia Social e Etnologia (EHESS, Paris), sob orientação de Philippe Descola. Pesquisadora convidada junto ao DCH no Museu Goeldi, (MPEG/DCH), Belém, Pará. Professora na UFRR.

Downloads

Publicado

2003-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Amazônia em movimento: "redes" e percursos entre os índios Ye’kuana, Roraima. (2003). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 11(11), 21-35. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v11i11p21-35