“É gay ou é hetero?” – Notas etnográficas sobre performatividade nas sociabilidades alternativas

Autores

  • Giórgia Neiva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p125-139

Palavras-chave:

Mercado, Sexualidade, Identidade, Performatividade, Antropologia urbana.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em apresentar resultados parciais da etnografia que realizei em minha pesquisa de Mestrado, em duas casas noturnas da cidade Goiânia/GO, que comportam jovens que se nomeiam como alternativos (categoria nativa), ou seja, não se bastam em definições estanques quanto à identidade e à sexualidade, abarcando desde sujeitos heterossexuais, bissexuais ou homossexuais, até os que se dizem sem rótulos. Desta forma, tais estabelecimentos não são identificados como GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) – mas também não são ambientes heterossexuais. De maneira que não somente os lugares são alternativos, mas as pessoas também assim se dizem. O que também chama atenção nesses sujeitos é seu caráter performático, desafiando a existência de atos de gênero verdadeiros ou falsos, reais ou distorcidos, levando a indagar se a heterossexualidade é uma ficção reguladora. Dessa forma, ressalto neste artigo a importância da performance e da performatividade neste mercado segmentado, nos quais os processos contemporâneos de circulação de discursos em torno das identidades e categorias sexuais se definem apoiadas em certa fluidez sexual. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giórgia Neiva, Universidade Federal de Goiás
    Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

“É gay ou é hetero?” – Notas etnográficas sobre performatividade nas sociabilidades alternativas. (2014). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 23(23), 125-139. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p125-139