Mímesis de si mesmos: a construção da autorrepresentação imagética dos Paresi

Autores

  • Lorena França Reis e Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p29-46

Palavras-chave:

Mímesis, Autorrepresentação, Imagem, Paresi, Comissão Rondon

Resumo

Inserido numa reflexão sobre a construção da autorrepresentação imagética dos Paresi (grupo indígena Aruak, do Mato Grosso), esse artigo traz reflexões sobre a mímesis empreendia em mise-en-scènes fotográficas do grupo e na mise-en-scène performatizada do concurso de beleza Miss Paresi Haloti, ocorrido em 2012. A pesquisa mostra que o modo como manejam suas representações hoje possui um diálogo, por vezes explícito, com as primeiras imagens feitas sobre eles no início do século XX, na Comissão Rondon. Os contextos abordados indicam como essa etnia controla os traços distintivos de visualidade para reforçar a identidade étnica “tradicional” e, assim, ganhar visibilidade perante seus outros. 

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Biografia do Autor

  • Lorena França Reis e Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

    Bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

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Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Mímesis de si mesmos: a construção da autorrepresentação imagética dos Paresi. (2014). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 23(23), 29-46. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v23i23p29-46