Discos em construção – Etnografia dentro de estúdios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v24i24p117-139Palavras-chave:
etnografia, música, disco, artista, agenteResumo
Neste artigo, apresento uma etnografia musical de processos de produção
de discos dentro de estúdios paulistanos, descrevendo e discutindo as práticas
criativas observadas. Entre 2011 e 2013, pude acompanhar de perto os
trabalhos de três artistas ativos na cena musical paulistana contemporânea: Tatá
Aeroplano, Rodrigo Campos e Kiko Dinucci. Trago aqui as experiências etnográficas
do disco Tatá Aeroplano e do disco Metal-Metal. Procurei delimitar os
aspectos mais significativos que caracterizam o fazer musical desse grupo sonoro,
fornecendo indícios para uma reconfiguração do disco como objeto artístico no
cenário musical contemporâneo. O disco emerge como agente social que transforma a vida dos artistas.
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Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.