Normas de Submissão

Revista Cadernos de Campo

Normas de Submissão

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

A revista aceita em fluxo contínuo contribuições nos seguintes formatos: artigos, ensaios, traduções, resenhas de livros e de filmes etnográficos ou de interesse antropológico, entrevistas e produções visuais (ensaios fotográficos, ilustrações e desenhos).

Chamadas para contribuições a dossiês temáticos, seção Especial, quando públicas, terão prazos específicos a serem anunciados  em sua divulgação.

Antes de submeter o texto ou a produção visual, verifique a Política Editorial e as orientações sobre Ética da Cadernos de Campo. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista. 

O texto deverá dialogar com a produção antropológica e em ciências sociais relativas ao tema em discussão, bem como respeitar os princípios de boas práticas científicas e obedecer aos princípios éticos do trabalho antropológico.

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de usário e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Em caso de dúvida, verificar, ao final dessa página, o tópico: Passo a passo como submeter os trabalhos via portal. Para acessar uma conta existente ou registrar uma nova conta, clique aqui.

É obrigatório o preenchimento de TODOS OS METADADOS, durante a submissão, podendo implicar em recusa dos envios por parte dos editores.

FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS 

Formato do arquivo: Texto em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt); imagens em .jpg ou .png.

Página: Os trabalhos devem estar digitados em página A4, com margens esquerda/direita 2,5 cm, superior/inferior 3 cm.

Fonte: Times New Roman e tamanho 12.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Imagens: Quadros, mapas, tabelas, imagens etc. devem ser enviados em arquivo separado!

Cada imagem deve ser enviada individualmente. A extensão do arquivo deve ser .jpg ou .png, com resolução de no mínimo 300 dpi. Nomear os arquivos conforme a ordem de aparição no texto (1, 2, 3 etc.). O conjunto de imagens pode ser compactado e enviado em pasta .zip.

No arquivo do texto, informar título e fonte (autoria e data) na posição em que cada imagem deverá ser inserida posteriormente.

Notas de rodapé: As notas devem ser incluídas no rodapé da página e se restringir ao mínimo possível, destinando-se preferencialmente a prestar esclarecimentos ou fazer considerações que não caibam na sequência lógica do texto. As referências bibliográficas não devem ser colocadas nas notas.

Citações: As citações devem seguir o padrão: (autor(a), ano da obra: número da página). Por exemplo: (Gonzalez, 1984: 223). 

Caso exista a repetição de um(a) mesmo(a) autor(a) em citações sucessivas, deverá repetir-se o formato (autor(a), ano da obra: número da página). Exemplo: (Gonzalez, 1982; Gonzales, 1984; Gonzalez, 1988). Em caso de dois autores ou mais, informar: (autor(a);autor(a), ano da obra: número da página).

As citações com mais de três linhas devem vir em um parágrafo separado, com recuo de 1,5cm, tamanho 10, sem aspas e com espaçamento entre linhas de 1,5cm. 

A formatação da Cadernos de campo não adota o uso dos termos "Ibid, Idem", "Id.", "Ibidem", “Opus cit." etc..

Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas devem vir ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, de acordo com as normas da Chicago, não com a ABNT. Em caso de dúvida, acesse as orientações oficiais aqui. Atenção à pontuação, espaços, usos do itálico e de maiúscula. Seguem exemplos:

Livros

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1962. La pensée sauvage. Paris: Plon.

BATESON, Gregory; MEAD, Margaret. 1942. Balinese Character. A Photographic Analysis. New York: The New York Academy of Sciences.

Livros traduzidos

MARX, Karl. Grundisse. 2011. Manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política. Tradução de Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo.

Capítulos de livros

KULICK, Don. 2008. "Um homem na casa." In Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil, 113-48. Rio de Janeiro: Fiocruz.

Trabalhos em coletâneas

STOCKING JR., George. 1983. “The Ethnographer’s Magic: Fieldwork in British Anthropology from Tylor to Malinowski.” In Observers observed – Essays on Ethnographic Fieldwork orgnizado por George STOCKING JR,  70-102 . Madison: The University of Wisconsin Press.

TURNER, Terence. 1988. “Ethno-ethnohistory: Myth and History in Native South American Representations of Contact with Western Society.” In Rethinking History and Myth. Indigenous South American Perspectives on the Past editado por Jonathan D. HILL, 235-81. Urbana: University of Illinois Press.

Artigos em periódicos (versões impressa e eletrônica). Sempre que possível inserir o DOI

GEERTZ, Clifford. 1957. “Ethos, world view and the analysis of sacred symbols.” The Antioch review17, no. 4: 234-67. https://doi.org/10.2307/4609997.

BEVILAQUA, Ciméa. 2007. “Direitos coletivos: do contrato ao status?” Pontourbe: revista do núcleo de antropologia urbana da USP, 1. http://www.n-a-u.org/pontourbe01/Bevilaqua.html.

FACUNDO, Angela. 2019. “Ficar, migrar e disputar o futuro.” Cadernos de campo, 28, no. 2:  1-5. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v28i2p21-25.

Teses ou dissertações acadêmicas

DAWSEY, John Cowart. 1999. De que riem os bóias-frias? Walter Benjamin e o teatro épico de Brecht em carrocerias de caminhões. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Rutz, Cynthia Lillian. 2013. “King Lear and Its Folktale Analogues.” PhD diss., University of Chicago.

Conteúdo de website

Bouman, Katie. 2016. “How to Take a Picture of a Black Hole.” Filmado em Novembro 2016 no TEDxBeaconStreet, Brookline, MA. Vídeo, 12:51. https://www.ted.com/talks/katie_bouman_what_does_a_black_hole_look_like.

Google. 2017. “Privacy Policy.” Privacy & Terms. Última modificação em Abril 17, 2017. https://www.google.com/policies/privacy/.

Yale University. n.d. “About Yale: Yale Facts.” Acessado em Maio 1, 2017. https://www.yale.edu/about-yale/yale-facts.

Artigos de revista ou jornal  (versões impressa e eletrônica)

Manjoo, Farhad. 2017. “Snap Makes a Bet on the Cultural Supremacy of the Camera.” New York Times, Março 8, 2017. https://www.nytimes.com/2017/03/08/technology/snap-makes-a-bet-on-the-cultural-supremacy-of-the-camera.html.

Mead, Rebecca. 2017. “The Prophet of Dystopia.” New Yorker, Abril 17, 2017.

Pegoraro, Rob. 2007. “Apple’s iPhone Is Sleek, Smart and Simple.” Washington Post, Julho 5, 2007. LexisNexis Academic.

Trabalhos do(s)/da(s) autor(es)/autora(s) do texto submetido

Os nomes dos(as) autores(as) não devem estar indicados nos textos. Eventuais menções aos(às) autores(as) no corpo do texto devem aparecer de forma anônima (exs:. #Autora, 2016: 23; #Autora1; Autora2, 2014; #Autora2, 2002: 578).

Nas referências bibliográficas seguir o padrão: 

AUTORA, 2016.

AUTORA #1; AUTOR #2, 2016.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

Os textos devem ser inéditos e respeitar os princípios de boas práticas científicas e ética de pesquisa antropológica.

Os textos serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou de republicação (publicação como material inédito de textos já publicados). Os trabalhos serão submetidos à análise preliminar em programas de verificação de plágio e em casos onde a taxa de similaridade for igual ou superior a 30% os trabalhos serão reprovados. 

Recomenda-se fortemente que sejam incluídos, no referencial bibliográfico, autoras mulheres e negras/não brancas.

Autoria: Serão aceitos até 4 autores(as) por artigo, embora casos excepcionais possam ser avalidos pela Comissão Editorial.

Autor(a) poderá publicar novamente texto ou produção visual na Cadernos de Campo apenas depois de um intervalo de dois números semestrais da revista.

Atenção! Os nomes dos(as) autores(as) não devem estar indicados nos textos. Eventuais menções aos(às) autores(as) no corpo do texto devem aparecer de forma anônima (exs:. #Autora, 2016: 23; #Autora1; Autora2, 2014; #Autora2, 2002: 578). Retirar qualquer informação de autoria na propriedade do arquivo.

Os trabalhos devem estar digitados em página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 cm, com margens esquerda/direita 2,5 cm, cabeçalho/rodapé 3 cm, em formato Microsoft Word (.doc ou .docx) ou OpenOffice (.odt).

Título e subtítulo: Até 100 caracteres (sem espaços). 

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Resumo:  Entre 100 e 150 palavras. 

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Palavras-chave: Entre 3 e 5 palavras-chave, separadas no texto por ponto e vírgula.

Todos os trabalhos devem apresentar, obrigatoriamente, título, subtítulo (se for o caso) , resumo e palavras-chave em português, espanhol e inglês.

Limite de palavras no texto: Cada seção considera um limite de palavras para o texto. Verificar abaixo as orientações específicas.

Trabalhos escritos em língua inglesa: Se aprovados, precisarão apresentar a versão traduzida em português ou espanhol antes de sua publicação. 

Preenchimento de metadados no sistema: Ao submeter o texto no sistema, os metadados precisam ser devidamente preenchidos: Informações sobre os(as) Autores(as), Inclusão de Autor(a) (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver), e-mail de contato, ORCID, Titulação e Vínculo Institucional. Essas informações são indispensáveis para a publicação.

Imagens: Precisam ser enviadas separadamente em relação ao arquivo do texto!

As imagens devem ser enviadas individualmente. A extensão do arquivo deve ser .jpg ou .png, com resolução de no mínimo 300 dpi. Nomear os arquivos conforme a ordem de aparição no texto (1, 2, 3 etc.). O conjunto de imagens pode ser compactado e enviado em pasta .zip.

No arquivo do texto, informar título e fonte (autoria e data) na posição em que cada imagem deverá ser inserida posteriormente.

Para conferir as diretrizes para os autores e os processos de avaliação das seções, acessar a Política Editorial da Revista

NORMAS ESPECÍFICAS PARA SUBMISSÃO

Seção Artigos e Ensaios

Título e subtítulo: Até 100 caracteres (sem espaços), em português, espanhol e inglês.

Resumo:  Entre 100 e 150 palavras, em português, espanhol e inglês

Palavras-chave: Entre 3 e 5 palavras-chave, separadas no texto por ponto e vírgula, em português, espanhol e inglês. 

Limite de palavras: Entre 5.000 e 9.000 palavras. 

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Observar as “Normas Gerais”.

Seção Traduções

Serão aceitas traduções de trabalhos relevantes e indisponíveis em língua portuguesa ou, em casos excepcionais, de textos que justifiquem uma retradução. Sugerimos fortemente que, junto à tradução, o(a) tradutor(a) inclua uma apresentação sobre o texto, demonstrando a contribuição do texto ao público antropológico brasileiro e contextualização do autor e da obra. Embora não seja obrigatório, a comissão poderá solicitar, se assim achar necessário.

É necessário que as traduções passem por uma revisão técnica antes de serem submetidas à revista. O nome do revisor técnico deverá ser citado no documento. Recomendamos que seja uma pessoa nos últimos semestres o com título de doutorado com familiaridade com as proposições teóricas do texto. 

A referência bibliográfica da obra traduzida deve ser fornecida ao início do texto. 

Limite de palavras: Até 9.000 palavras. Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Arquivos a serem submetidos: No momento da submissão, enviar arquivo da tradução;  arquivo com a cópia do original utilizada na tradução; e arquivo com a autorização do(a) detentor(a) dos direitos autorais permitindo sua publicação em português (ver modelo aqui). 

Observar as “Normas Gerais”.

Seção Entrevistas

Título e subtítulo: Até 100 caracteres (sem espaços), em português, espanhol e inglês.

Limite de palavras: Até 7.000 palavras.

Apresentação (obrigatória): Máximo de 400 palavras.

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Observar as “Normas Gerais”.

Atenção! No texto, apenas o(s) nome(s) dos(as) entrevistados(as). Para entrevistadores, inserir “#entrevistador”, “#entrevistador1; entrevistador2” etc..

Arquivos a serem submetidos: Arquivo com a autorização dos(as) entrevistados(as), concordando com a publicação do trabalho.

Seção Quimeras - Produções visuais

A Seção Quimeras se dedica à publicação de produções estéticas como ensaios fotográficos, ilustrações e desenhos. 

Título e subtítulo: Até 100 caracteres (sem espaços), em português, espanhol e inglês.

Apresentação (obrigatória): Até 1200 palavras, informando a natureza e o contexto do trabalho.

Limite de imagens: Até 12 imagens.

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Observar as “Normas Gerais”.

Atenção! O(s) nome(s) do (a/s) autor(a/es)) não deve(m) estar indicado(s) no texto.

Resolução da imagem: A partir de 300 dpi.

Indicar autoria e ano para cada imagem. Legendas são opcionais.

Arquivos a serem submetidos: É preciso enviar autorização de uso das imagens cedendo o direito de uso de imagens à Revista Cadernos de Campo e concordando com a possível publicação de uma das fotos na capa da revista. Disponível aqui.

Seção Especial 

A seção Especial reúne dossiês temáticos composto por artigos e ensaios. Esses dossiês podem ser propostos pela Comissão Editorial, por convidados ou por pessoas externas, sempre havendo a participação e/ou auxílio de, pelo menos, um membro da comissão.

Interessadas/os em submeter propostas devem encaminhar um resumo contendo a proposta do dossiê, a forma de composição de dossiê (oriundo de evento acadêmico, chamada aberta, unicamente com convidados, etc.). É possível a proposição de dossiês por graduandos, mestrandos e/ou doutorandos. No entanto, em caso de propostas realizadas unicamente por graduandos e/ou mestrandos, a avaliação dos artigos será feita inteiramente por pareceristas externos com a titulação adequada ao autor. 

Os dossiês são compostos por, ao menos, 5 trabalhos de autores de pelo menos três instituições e uma apresentação entre 2000 a 3000 palavras. 

Recomenda-se enormemente a diversidade regional e de gênero das autoras e autores. 

Seção Etnografias de Bolso

A seção Etnografias de Bolso dedica-se à publicação de relatos de campo, experimentos etnográficos e demais reflexões oriundas de imersões em pesquisas concluídas ou ainda em desenvolvimento. Os textos devem ser sucintos, de forma que o contexto do trabalho seja explicitado ao leitor. 

Título e subtítulo: Até 100 caracteres (sem espaços), em português, espanhol e inglês.

Resumo:  Entre 100 e 150 palavras, em português, espanhol e inglês

Palavras-chave: Entre 3 e 5 palavras-chave, separadas no texto por ponto e vírgula, em português, espanhol e inglês. 

Limite de palavras: Entre 2.000 e 3.000 palavras. 

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Observar as “Normas Gerais”.

Seção Resenhas

Resenhas de livros: Serão aceitas resenhas inéditas de livros publicados até quatro anos antes da data de submissão do trabalho.

Resenhas de filmes etnográficos ou relacionados à antropologia: Os textos submetidos devem trazer, a partir da obra analisada, uma contribuição que leve em conta as discussões atuais da antropologia do ponto de vista de sua prática e teoria. 

A referência bibliográfica do trabalho resenhado deve ser fornecida no início do texto.

Título e subtítulo: Até 100 caracteres (sem espaços), em português, espanhol e inglês.

Limite de palavras: Até 3.500 palavras.

Casos excepcionais poderão ser avaliados pela Comissão Editorial, desde que não ultrapassem os limites de forma excessiva.

Observar as “Normas Gerais”.

 

PASSO A PASSO COMO SUBMETER OS TRABALHOS VIA PORTAL

A submissão de trabalhos será feita unicamente pelo site. O(a) autor(a) deve cadastrar-se na revista selecionando a opção autor(a), gerar login e senha (http://revistas.usp.br/cadernosdecampo/user/register).  Ao fazer o login, será direcionado(a) à Página do Usuário, na qual deverá clicar em [Nova submissão].

O processo de submissão divide-se em cinco passos. O(a) autor(a) deve preencher todos os passos adequadamente. É importante completar os metadados, conforme informado acima. O não cumprimento dessa exigência acarretará na rejeição do trabalho.

Os cinco passos são:

  1. Início. Escolher a seção (Artigos e Ensaios, Quimeras, Traduções, Entrevistas, Dossiês temáticos, Etnografias de Bolso e Resenhas), aceitar as Condições para Submissão e a Declaração de Direito Autoral e escrever Comentários para o(a) Editor(a) (opcional); Se o trabalho submetido  é ensaio fotográfico, resenha, entervista ou tradução é uma contribuição para a seção especial, indicar nos comentários ao editor. 
  1. Transferência do Manuscrito. Anexar o trabalho (em formato .doc, .docx ou .odt; não serão aceitos trabalhos em .pdf) no site e clicar em Transferir.

  2. Inclusão de Metadados. Informações sobre os(as) Autores(as), Inclusão de Autor(a) (se houver), Título e Resumo, Indexação, Agências de Fomento (se houver), E-mail de contato, ORCID, Titulação e Vínculo Institucional. Essa passo é fundamental para o trabalho editorial e, em caso de descumprimento, o trabalho poderá ser rejeito;

  3. Transferência de Documentos Suplementares. Destinado para o envio de quadros, mapas, tabelas, imagens etc., os quais devem ser enviados em arquivos separados; Trabalhos para a seção Quimeras devem ser submetidos neste momento (o texto de apresentação deve ser inserido no passo 2). O termo de autorização da entrevista e traduções deve ser submetido neste momento. Lembre-se que as imagens devem estar digitalizadas com resolução a partir de 300dpi, formato .jpg e/ou .png; e

  4. . Confirmação. Verificar os passos anteriores e concluir submissão.