Nova sociedade emergente: consumidores de produtos ou produção discursiva?

Autores

  • DIANA NOGUEIRA DE OLIVEIRA LIMA Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v12i12p11-24

Palavras-chave:

consumo, ascensão social, gosto, distinção, discurso

Resumo

Na década de 90, o mapa socialdo Rio de Janeiro viu surgir um novosegmento que exibe como elemento dearticulação central o alcance recente de umelevando poder aquisitivo. Batizado pelamídia como “Nova Sociedade Emergente”,tal segmento, cuja moradia se concentra naBarra da Tijuca, foi por algum tempo presençaconstante nos veículos de comunicação.A partir da etnografia realizada na Barra daTijuca, reflito sobre a maneira mais legítima eproveitosa de abordá-los para uma antropologiado consumo moderno. Suponho que acompreensão dos significados elaborados nadialética entre sujeitos e objetos não podeexcluir da análise as inúmeras palavras trocadasa seu respeito. Toda essa produção discursivaé peça igualmente relevante do conjunto depráticas que significa e revela aspectos sobreo ocidente capitalista.

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Biografia do Autor

  • DIANA NOGUEIRA DE OLIVEIRA LIMA, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestre em Administração pela PUC – Rio. Doutorandado Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social(PPGAS) do Museu Nacional/UFRJ.

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Publicado

2004-03-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Nova sociedade emergente: consumidores de produtos ou produção discursiva?. (2004). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 12(12), 11-24. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v12i12p11-24