Conflitos em torno de trabalhos de conclusão de curso

uma leitura etnográfica

Autores

  • Elizeu Pinheiro da Cruz Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

ciências biológicas, conflito, etnografia, licenciatura, trabalho de conclusão de curso

Resumo

Este artigo aborda um conflito em torno dos trabalhos de conclusão de curso descrito em uma pesquisa etnográfica desenvolvida entre biólogos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia nos anos 2011-2016. Explicita-se também um conflito metodológico do seu autor que tornou possível a emergência de uma etnografia. Argumenta-se que qualquer saber das ciências biológicas pode se tornar parte dos agenciamentos que produzem a área de ensino, em contextos de pesquisa universitária, e os ensinos de ciências naturais e biologia, na educação básica. Por fim, reflete sobre o professor autor como profissional capaz de elaborar práticas inventivas na confluência de disciplinas situadas em realidades empíricas que produzem a sua profissão

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Biografia do Autor

  • Elizeu Pinheiro da Cruz, Universidade do Estado da Bahia

    Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA), Bacharel em Humanidades (UFBA) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade. Tem interesse por ciências biológicas e ciências sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia da prática científica, discursos sobre a biodiversidade da caatinga, sexualidade, gênero e ciência, história do ensino de ciências e formação de professores

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Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Conflitos em torno de trabalhos de conclusão de curso: uma leitura etnográfica. (2020). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 29(1), 74-93. https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/165629