A fabricação teatral do corpo-símbolo em movimento: pensando sobre comunicação por meio de uma abordagem performática - Weltanschauung, kraft e transformação

Autores

  • Beta M. X. Reis Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29i2pe169731

Palavras-chave:

Performance, Corpo, Símbolo, Ritual, Percepção

Resumo

Corpos são fabricados em performances simbólicas, envolvendo comportamento restaurado, Kraft (afecções) e uma Weltanschauung performada e dinâmica. Foco no aspecto comunicacional de corpos em trabalho de campo com o Grupo Sonhus Teatro Ritual (Goiânia – GO, 2016-2017). A performance de minha observação participante envolveu aprendizado no corpo. Propus o conceito corpo-símbolo, com Weltanschauung, e além da dicotomia corpo e mente. Percepções são aqui tomadas como ações, assim como discursos o são. Tais corpos buscam transformam o meio e este artigo busca: a) mostrar vantagens de um aporte performativo de análise e b) expandir maneiras de se entender corpos e comunicação.

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Biografia do Autor

  • Beta M. X. Reis, Universidade Federal de Goiás

    Born in Goiânia, Brazil, non-binary person, poet and artist, Master in Social Anthropology by Federal University of Goiás with the thesis “Transforma-se o corpo para o corpo transformar o meio - corpos de teatro em fabricação com o Grupo Sonhus Teatro Ritual”.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

A fabricação teatral do corpo-símbolo em movimento: pensando sobre comunicação por meio de uma abordagem performática - Weltanschauung, kraft e transformação. (2020). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 29(2), e169731. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v29i2pe169731